Publicado por @PriscilaMortensen
O primeiro contato entre a youtuber Lívia Oliveira e a artista Erica Faria foi em uma exposição de Real Babies, localizada no Atrium Shopping em Santo André. A princípio, a pequena youtuber foi até o local para fazer um vídeo para o canal.
Os bonecos confeccionados segundo técnicas da arte reborn (termo em inglês que significa“renascido”) são réplicas de bebês e crianças de até 6 anos, com diferentes características físicas. As semelhanças impressionam e muitos que passam por perto desses bonecos chegam a pensar que são bebês de verdade.
Lívia Oliveira fez o vídeo, filmou os bonecos e entrevistou a Erica Faria, que iniciou sua carreira na arte reborn há três anos e, desde então, vem se aprimorando nas diversas técnicas na modalidade, inclusive o ‘micro rooting’, na qual cabelinhos são implantados um a um, preservando os característicos redemoinhos das cabeças dos bebês.
Uma semana após a gravação, a youtuber Lívia Oliveira voltou a procurar a artista, mas desta vez, o motivo foi levar um bebê para casa.
Bernardo, nome que Lívia batizou o boneco, é incrivelmente igual a um bebê real. Tem marquinha de vacina, cabelo, marca de veias e até mesmo ruguinhas e dobrinhas. E a mamãe coruja não desgruda dele por nada. “É tão real que acredito que é real”, brinca.
De acordo com a artista, 90% dos pedidos de encomendas são feitos para presentear crianças e o restante para atender adultos colecionadores. Com clientes em todo o Brasil, Érica já exportou suas criações também para Reino Unido, México, Estados Unidos, Itália e Canadá.
Sobre a Art Reborn
Esta arte surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de mães que reformavam bonecas velhas, ou parcialmente destruídas, para presentear os filhos e amenizar a tristeza gerada pelo conflito. Com o final da guerra, os europeus aprimoraram as técnicas e a arte “Reborn” começou a se espalhar pelo mundo, chegando aos Estados Unidos, que passou a ser o principal formador de artistas rebornistas.