A paralisação dos caminhoneiros, contrários ao preço do óleo diesel, segue pelo oitavo dia consecutivo nesta segunda-feira (28). Cirurgias eletivas e rodízio de carro são suspensos, aulas em universidades são adiadas e a frota de ônibus que circula nas ruas está reduzida em São Paulo.
Saúde Municipal
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) informa que serão adiadas as cirurgias eletivas marcadas para esta segunda-feira (28) nos hospitais municipais, diante da necessidade de reservas de insumos para os atendimentos de urgência e emergência. Todos os pacientes com procedimentos agendados serão avisados e terão as cirurgias remarcadas. Também serão suspensos a remoção de pacientes para exames eletivos e os exames de rotina nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) informa que irá suspender as cirurgias eletivas já agendadas nesta segunda-feira, em decorrência do baixo estoque de sangue. A medida visa garantir os atendimentos de urgência e emergência.
USP (Universidade de São Paulo)
Aulas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo serão suspensas nesta segunda, terça e quarta-feira.
UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
Unicamp suspende atividades acadêmicas no dia 28 em razão do desabastecimento.
Ônibus
Para esta segunda-feira (28), com o atual nível dos estoques e a previsão de novas aquisições, a estimativa é de que se consiga colocar de 60 a 80% da frota em circulação nas ruas do município. A operação de terça (29), no entanto, depende da chegada de mais combustível.
Rodízio de carros
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mantém nesta segunda a suspensão do rodízio e a orientação para que os agentes de trânsito não apliquem multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito.
Coleta de lixo e varrição
A AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) comunicou que a coleta de lixo domiciliar opera normalmente até terça-feira de manhã. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos.
Educação municipal
A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas da rede municipal abrirão as portas na segunda-feira, com a oferta de merenda especial, elaborado com supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, de acordo com os insumos disponíveis em estoque.
Educação estadual
A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas serão dadas normalmente na segunda-feira (28). As diretorias das proprias escolas analisarão a situação para um possível cancelamento.
Fonte: R7