Beneficiários que acreditam estarem recebendo valor inferior ao correto, poderão fazer a solicitação ao INSS
.
Foto: Divulgação/INSS
.
O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que desconfia que está recebendo um valor inferior do que seria o correto do benefício, pode solicitar a correção na renda, caso tenha recebido o primeiro pagamento dentro dos últimos dez anos. Veja como funciona:
Quem teve a primeira aposentadoria ou pensão paga no mês de dezembro de 2011 tem até janeiro de 2022 para pedir a correção, se houve alguma falha no cálculo do benefício. A mesma regra vale para quem recebe o auxílio-doença.
Já o segurado cujos pagamentos de pensão ou aposentadoria começaram em janeiro de 2012 pode pedir uma revisão até fevereiro de 2022. Quem passou a receber o benefício a partir de 2012 precisa ficar atento, pois o prazo de corrigir a renda está se esgotando.
Não existe, no INSS ou na Justiça, um calendário para fazer o pedido de correção do benefício, mas, com o auxílio de especialistas em Previdência, o Agora elaborou um calendário para auxiliar o cidadão que acredita estar recebendo um valor mensal menor do que deveria e não quer perder a data-limite do pedido.
O prazo para pedir a revisão (de dez anos), chamado de decadência, é o mesmo no INSS e na Justiça. Para a maioria das revisões, o trabalhador deve fazer a solicitação primeiro no próprio instituto previdenciário.
Só é permitido ir à Justiça após uma negativa do INSS ou se o órgão demorar muito a responder e passar dos prazos legais para um posicionamento sobre o benefício, que é de 45 dias, nos casos das revisões.
Para quem já esgotou as chances de um acerto na via administrativa e vai ao Judiciário, é necessário ficar atento ao valor dos atrasados da causa. Ações previdenciárias de menos de 60 salários mínimos são abertas no Juizado Especial Federal. Já processos cujos atrasados somam valores maiores devem ser abertos na vara previdenciária.
Veja como solicitar por meio do aplicativo:
A revisão pode ser pedida a distância e não é preciso ir pessoalmente a uma agência
Acesse o Meu INSS (pelo site ou aplicativo), com o número do CPF e a senha cadastrada
Na barra de pesquisa, escreva “Revisão”