O Poupatempo alerta os proprietários de veículos com placas final 5 e 6 para o fim do prazo para o licenciamento, dia 31 de agosto.
Atenção: não é necessário ir às unidades do Poupatempo ou Detran.SP, e nem imprimir boleto para pagar o licenciamento. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) no caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências bancárias ou no internet banking.
É possível pagar a taxa para receber o documento em casa, no endereço cadastrado no site do Detran.SP.
O sistema bancário informa eventuais débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA. Havendo débitos, é necessário efetuar o pagamento. Por este motivo, muitos proprietários deixam para resolver no fim do prazo e correm risco de enfrentar problemas devido à grande demanda, já que neste mês vencem dois finais de placas.
Quem perde o prazo está sujeito a receber multa a partir de terça-feira, 1º de setembro.
Em 2017, o licenciamento de qualquer tipo de veículo custa R$ 85,24. Para receber o documento em casa, o cidadão paga R$ 11 a mais pela postagem dos Correios.
Por lei, todo veículo, independentemente do ano de fabricação, precisa ser licenciado anualmente para poder circular nas vias públicas.