Após registrar período de vendas de final de ano promissor, de acordo com dados preliminares, fato que não ocorria desde 2013, o comércio de varejo iniciou o ano e prossegue no decorrer de janeiro com as conhecidas promoções e saldão de produtos para atrair o consumidor. O objetivo, na maioria dos casos, é liquidar os estoques do ano passado para a entrada de novas linhas de produtos.
A ação, que permite ao consumidor adquirir diversas linhas de produtos a preços mais atrativos, está sendo realizada tanto nos estabelecimentos de rua, com destaque para as grandes redes, como nos shoppings centers da região. O grupo Via Varejo, por exemplo, lançou a mega liquidação de janeiro nas lojas Casas Bahia e Ponto Frio com descontos de até 60%.
A ação integra um mix completo de produtos nos segmentos de tecnologia, linha branca, eletroportáteis, informática, smartphones e móveis. Entre as categorias que tiveram maior redução de preços, destaque para itens de praia e piscina (até 60% de desconto), bebês (redução de até 50%), ar, ventilação e eletroportáteis (valores até 40% menores), além de brinquedos (30% de desconto).