A atividade acontece anualmente há mais de duas décadas, sendo a terceira edição on-line, possibilitando a participação a distância de estudantes de Graduação, Pós-Graduação e de educadores do Brasil e do exterior.
O mês de outubro será próspero em discussões científicas na UNIP: a universidade realiza, de forma on-line, o XXII Encontro Científico, que vêm há mais de duas décadas fomentando a troca de conhecimentos sob o enfoque da pesquisa científica.
A atividade é promovida pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP e acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, das 8h às 22h. O público são os pesquisadores já graduados. Estão programadas a realização de 13 palestras, 18 mesas-redondas, 4 minicursos e 6 apresentações de comunicações coordenadas.
O Encontro Científico tem como objetivo compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Mestrado e Doutorado e nos Grupos de Pesquisa da UNIP com a comunidade acadêmica nacional e internacional.
As inscrições podem ser feitas durante os três dias do evento, pelo site https://encontrocientifico.unip.br/Inscricao .
“A Universidade Paulista entende a pós-graduação e a pesquisa como processos de qualificação do ensino e das práticas extensivas, uma vez que os métodos científicos instrumentalizam o acadêmico a descobrir e a entender a realidade, permitindo sistematizar o conhecimento para mudar o entorno social em que se encontra. O investimento em pós-graduação e pesquisa fomenta a procura de novos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, tanto no ensino quanto na extensão, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa diante das circunstâncias que possam encontrar no cotidiano de sua vida profissional”, explica a Profª Drª. Marina Soligo, vice-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.
Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado da UNIP
A Universidade Paulista possui uma política de pós-graduação que resulta em um ensino de alto padrão e de acordo com as normas estipuladas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – e pelo Conselho Nacional de Educação e sua Câmara de Ensino Superior. Neste ano o Doutorado em Odontologia da UNIP recebeu nota 5 na avaliação quadrienal da CAPES.
São oferecidos seis programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Cinco deles são acadêmicos e ministrados no campus Indianópolis, localizado na capital paulista, e um mestrado profissional ministrado no campus Ribeirão Preto, interior do estado. São eles:
Mestrados e Doutorados Acadêmicos em Administração, em Comunicação, Engenharia de Produção, em Odontologia; em Patologia Ambiental e Experimental e Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental. Inscrições abertas: consulte em https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/index.aspx