Com o objetivo de descobrir formas de prevenir evolução da doença, a Unicamp lança uma pesquisa e busca voluntários para testarem a eficácia do programa.
Ao todo, são necessários 20 voluntários, entre homens e mulheres. Eles devem ter entre 40 e 60 anos de idade e índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 35 kg/m², ou seja, precisam estar com sobrepeso ou em situação de obesidade.
O projeto, já aprovado pelo comitê de ética e financiado da Fapesp, é uma parceria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) com o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp.
A pesquisa vai analisar as respostas agudas e crônicas de um treinamento combinado de atividade física – musculação com treino aeróbico, que proporciona o aumento do consumo de oxigênio pelo organismo – sobre as células de gordura dos doentes. Dessa forma, será possível identificar mudanças no metabolismo deles.
“Nós iremos avaliar as mudanças nos tipos de células de gordura desses praticantes, além da composição corporal, aptidão física e alguns marcadores sanguíneos relacionados ao risco de algumas doenças e da piora da própria diabetes”, explica Ivan Bonfante, professor de educação física e participante do projeto.
O treinamento deverá começar no início de 2017 e deverá durar quatro meses. As atividades deverão ser feitas três vezes por semana. Os primeiros resultados da pesquisa serão divulgados a partir do meio do ano.
Como se inscrever
Os interessados em participar do estudo podem se inscrever pelo telefone (19) 3521-6625, das 8h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h, ou pelo email pesquisafisex@fef.unicamp.br.
Fonte: G1