O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entregaram, nesta quinta-feira (22) a UBS Interativa, no distrito do Jaraguá, na divisa com o distrito de Brasilândia.
“Essa é uma obra que nós encontramos pela metade quando assumimos em janeiro do ano passado e que agora entregamos com esse serviço de excelência à população carente aqui da região”, destacou o prefeito Bruno Covas.
A nova UBS, que atende uma antiga solicitação da população, foi construída em uma área de 1.058 m² e recebeu o investimento de R$ 3.899.113,73. O gerenciamento da unidade será em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM-PAIS), que atenderá aproximadamente 6.000 famílias, totalizando 24 mil pessoas.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e conta com 83 profissionais, entre médicos generalistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), auxiliares de enfermagem e saúde bucal, agentes de promoção ambiental (APA), auxiliar administrativo, dentistas, farmacêuticos, técnico de farmácia e um gerente.
No total, seis equipes da ESF são responsáveis pela realização de acolhimento, consultas médicas com generalistas, consultas de enfermagem, visitas domiciliares, e todo o atendimento de uma UBS, como dispensação de medicamentos e preservativos, coleta de exames laboratoriais, teste de gravidez, coleta de Papanicolau, Planejamento Familiar, vacinação, inalação, curativos e aferição de Pressão Arterial. A UBS Interativa também realiza exames de análises clínicas e orientações para automonitoramento glicêmico. Serão oferecidos também os programas Mãe Paulistana, Remédio em Casa e Oxigênio Domiciliar.
Juntos, os distritos de Jaraguá e Pirituba contam com outras seis UBS no modelo Estratégia Saúde da Família, totalizando 33 equipes de saúde para o atendimento de 132 mil habitantes.
“A nova unidade amplia a cobertura da Estratégia Saúde da Família na região, aproximando a Saúde municipal do cidadão paulistano e aumentando a capilaridade da rede de atendimento”, afirma o secretário Edson Aparecido.
A Unidade tem capacidade para realizar:
• 2.496 consultas médicas/mês
• 7.200 visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde
• 936 consultas de enfermagem/mês
• 648 consultas de dentista/mês
Fonte: pmsp