Publicado por @PriscilaMortensen
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove, no dia 21 de agosto, mais uma oficina que agrega técnicas de aproveitamento de materiais e preservação ambiental. Trata-se de Introdução à Impressão Botânica, técnica de estamparia natural em tecido que utiliza folhas, flores e sementes. A atividade será realizada no Centro de Referência em Educação Ambiental (rua Igarapava, 250, Valparaíso).
Durante duas horas e meia, das 14h às 16h30, os participantes conhecerão este processo que é totalmente artesanal e não agride o meio ambiente, buscando, ao contrário, uma integração com a natureza. A técnica pode ser utilizada para dar vida nova a tecidos ou para simplesmente diferenciar peças no mercado da moda sustentável.
Os participantes da oficina, que é gratuita, aprenderão sobre os principais elementos usados na impressão botânica (folhas, flores, cascas, sementes, serragem), preparo e tipos dos tecidos, mordentes, processos de impressão, instruções de cuidados com os tecidos, reação química, consumo consciente e síntese dos impactos ambientais de corantes químicos. Haverá ainda indicação de literaturas.
Para participar, é necessário levar tecidos ou acessórios na cor branca. Podem ser em malha, sarja ou brim. A oficina terá a facilitação de Gisele Alves Lujan, terapeuta holística, artesã, permacultora e graduanda em gestão em saúde ambiental pela Faculdade de Medicina do ABC.
Serviço:
Oficina Introdução à Impressão Botânica
Horário: das 14h às 16h30
Local: Auditório do Centro de Referência em Educação Ambiental (Rua Igaravapa, 250 – Valparaiso – Santo André)
Público-alvo: maiores de 14 anos
Inscrições: Pelo site aqui ou 4433-9855/ 4433-9787
Há estacionamento gratuito no local. Linhas de ônibus que partem do Centro de Santo André: I06(ponto de parada na Rua Igarapava) ou 151 da EMTU (ponto de parada na altura do nº 934 da Av. Atlântica)
Texto e foto: PMSA