O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou ontem (8) a empresa J.C. Remoções, na rua Lauro Muller, 891, Vila Palmares, por operação sem licença ambiental. A empresa atuava com recebimento e transbordo de restos de material de construção, entre outros. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e do Departamento de Engenharia de Tráfego.
Em maio do ano passado, a fiscalização ambiental do Semasa já havia interditado o local em decorrência de várias autuações emitidas por operação sem a devida licença, mas a atividade pôde ser reaberta após a empresa ingressar na autarquia com a solicitação de licenciamento. Na ocasião, o responsável assinou o termo de compromisso ambiental, visando a regularização. O pedido de licenciamento foi analisado e indeferido por falta de uma série de documentos, entre eles o relatório de ações de controle por causa de suas fontes de poluição por ruído. A empresa usa na sua atividade retroescavadeiras e caminhões basculantes.
A empresa foi notificada do indeferimento e, na semana passada, após o prazo de 30 dias legais para recurso, a J.C. Remoções recebeu uma autuação (multa) de 5 mil FMPs (R$ 19.263,50). Mesmo assim, os administradores do local não se manifestaram e mantiveram a atividade irregular.
Nesta quinta-feira, a empresa teve todos os seus acessos lacrados e agora só poderá voltar a atuar com a licença ambiental emitida pelo Semasa.
Texto: Viviane Raymundi
Fotos: Divulgação/Semasa