A Câmara de Campinas realizou nesta segunda-feira um debate sobre o Projeto de Lei da Escola Sem Partido, de autoria do vereador Tenente Santini ,do PSD, e que já foi aprovado em primeira discussão no início de setembro. O encontro contou com a participação do idealizador e coordenador nacional do movimento “Escola Sem Partido”, Miguel Nagid, do juiz de direito de Campinas, Fábio Toledo e do vereador de Jundiaí, Antonio Carlos Albino, que apresentou projeto similar em sua cidade. A oposição da casa, contrária ao projeto, não compareceu no plenário.
Segundo o parlamentar, a proposta prevê a neutralidade política, ideológica e religiosa dentro das escolas públicas do município. A discussão do projeto de lei tem causado polêmica no município e as discussões na câmara têm sido acaloradas. Na primeira votação do projeto, realizada em setembro, houve muito bate boca entre manifestantes favoráveis e contrários à proposta. Sobre a reunião desta segunda-feira, o tenente Santini lamentou a ausência das pessoas contrárias ao PL.
O coordenador nacional do movimento “Escola Sem Partido”, Miguel Nagid, disse é importante esclarecer o projeto de lei apresentado, uma vez que os questionamentos de opositores não teriam fundamento. O projeto de lei da Escola Sem Partido tem ainda que passar por uma segunda votação na Câmara de Campinas, mas não foi definida uma data pelo legislativo.