Foto: PMSCS
@PriscilaMortensen
De acordo com estudo produzido pelo Instituto Sou da Paz, São Caetano é a terceira cidade mais segura de São Paulo, atrás apenas de Vinhedo e São José do Rio Pardo, no Interior do Estado de São Paulo. O ranking é formado por 139 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes e entre os critérios levados em consideração no levantamento estão os registros de homicídios, estupros e roubos em geral.
O estudo, preparado com base em estatísticas mensais apresentadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado, mostra que São Caetano, em 2018, teve taxa de 6,6 pontos no IEVC (Índice de Exposição a Crimes Violentos) – indicador responsável por medir as cidades menos expostas à violência. Quanto menor o índice, mais baixa é a incidência de crimes no município. No período analisado, além de não registrar nenhum caso de homicídio, São Caetano teve queda em quase todos os índices de criminalidade analisados, dentre eles roubo em geral e furto de veículos.
Já em relação aos municípios mais violentos, o levantamento do estudo produzido pelo Instituto Sou da Paz, mostra que as cidades de Itanhaém e Lorena aparecem do outro lado da tabela, no ranking das mais expostas à violência de São Paulo.
Entre os municípios do Grande ABC, Diadema aparece na pior colocação, em 119º lugar. Integram ainda o levantamento: Santo André (92º), Mauá (77º), São Bernardo (66º) e Ribeirão Pires (60º).