Cidade foi fundada em 28 de julho de 1877 e atualmente conta com mais de 160 mil habitantes
.
Foto: Letícia Teixeira/PMSCS
.
Nesta quarta-feira, 28 de julho, a cidade de São Caetano do Sul estará comemorando 144 anos de história.
Com 15,331 km² e cerca de 160 mil habitantes, o município é considerado referência em educação, saúde, tecnologia e segurança. Faz divisa com São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo. Atualmente a cidade está sob o comando do prefeito Tite Campanella.
Geograficamente, São Caetano do Sul, juntamente com Ferraz de Vasconcelos, é uma das cidades do estado de São Paulo que não são atravessadas por nenhuma rodovia estadual ou federal.
Para celebrar mais um ano da cidade, a Prefeitura preparou uma programação especial que começou no dia 23/07, respeitando todos os protocolos de segurança em vista da pandemia da Covid-19. Confira abaixo como será o dia de comemoração dos 144 anos do município, de acordo com o cronograma divulgado pela Prefeitura:
- 28/7, às 10h: Missa Virtual de Aniversário de São Caetano do Sul – redes sociais da Prefeitura;
- 12h: Quinteto Jazz Fundação das Artes – Praça Cardeal Arcoverde, Centro;
- 16h: Quinteto Jazz Fundação das Artes – Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Oswaldo Cruz;
- 17h: Entrega de obras de acessibilidade e de isolamento acústico, e anúncio de pacote de medidas de apoio a alunos da Fundação das Artes;
- 29/7, às 17h: Reinauguração da Escola Municipal de Bailado Laura Thomé;
- 30/7, às 16h: Águas Passadas – Projeção de vídeo e roda de conversa – Estação Cultura;
- 30/7, às 19h30: Culto de Aniversário de São Caetano do Sul – Igreja Luz do Senhor (Rua Tenente Antônio João, 275, Bairro Cerâmica);
- 30 e 31/7, e 1/8, das 10h às 21h: Cultura Ao Ar Livre – música e gastronomia – Espaço Verde Chico Mendes;
- 1/8, às 10h: Missa de Aniversário de São Caetano do Sul na Igreja Matriz – Praça Cardeal Arcoverde, Centro.
“A vacinação em massa tem sido decisiva para a diminuição de casos, óbitos e da ocupação dos nossos leitos de internação. Isso nos permite planejar a retomada gradual e em segurança das atividades, respeitando os protocolos sanitários. Após mais de 1 ano de pandemia e de luto pelos irmãos que se foram, conseguimos visualizar um futuro melhor, graças ao combate vigoroso à covid-19, ao amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade e ao apoio ao setor produtivo. Por tudo isso, os 144 anos marcam um novo momento de São Caetano do Sul: o de renovação da esperança”, afirmou o prefeito Tite Campanella em texto divulgado pela assessoria da Prefeitura.