Em mais uma ação de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo ultrapassou nesta quarta-feira (14/04) a marca de 2.000 vias contempladas com trabalho de desinfecção da cidade, por meio do programa Jato de Combate ao Coronavírus. O balanço soma todos os locais atendidos pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos nas últimas três semanas, quando a ação foi intensificada, passando a contar com seis caminhões para sanitização de equipamentos de Saúde, vias públicas, calçadas, pontos de ônibus e próprios municipais.
Juntos, os seis veículos possuem capacidade diária para aplicar 56 mil litros de solução de nível hospitalar, específica para controle microbiológico de bactérias, fungos e vírus, incluindo superbactérias. O produto é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Ministério da Saúde, sem qualquer risco à saúde humana.
“Com o reforço desta ação, passamos a garantir mais uma frente de trabalho para proporcionar segurança e saúde para nossa população”, enfatizou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. “As equipes do Jato de Combate ao Coronavírus estão diariamente nas ruas, justamente, com a missão de remover qualquer vestígio deste vírus em locais próximos de hospitais, vias públicas e ambientes com concentração de pessoas”.
Cada caminhão que realiza o processo de sanitização conta com equipe composta por um motorista e dois operadores. Todos os profissionais atuam protegidos com vestimenta especial.
Os locais contemplados pela ação são definidos com base no Boletim Coronavírus, elaborado pela equipe da Secretaria da Saúde, e que aponta os locais mais vulneráveis ao contágio da Covid-19. A programação diária dos caminhões é divulgada na página do Facebook da Prefeitura de São Bernardo (www.facebook.com/prefsbc).