Em cumprimento ao plano de reforçar o setor da Segurança pelo município, priorizando ações preventivas e conjuntas em prol da população, a Prefeitura de São Bernardo intensificou ações para o combate a criminalidade garantindo resultados efetivos com as operações “Força Total” (integrada com a Polícia Militar) e “Noite Tranquila” (contra os pancadões).
Em vigor pelo terceiro fim de semana consecutivo, a força-tarefa “Noite Tranquila” registrou neste fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo) a interdição de mais estabelecimento comercial, além de abordar 255 pessoas suspeitas; apreensão de seis veículos e uma moto por infração de trânsito, outros quatro automóveis, estes por estarem com som alto acima do permitido por Lei. A ação efetuou intervenções nos bairros do Centro, Vila São Pedro, Jd. Farina, Montanhão, Jd. Três Marias, Jd. Calux, Cooperativa, Vila Carminha, Alvarenga, Jd. do Mar e Taboão.
A “Noite Tranquila” é primeira força-tarefa da cidade a coibir a realização dos chamados pancadões, que perturbam a população com som alto, atrapalham o trânsito e provocam desordem nas vias públicas. Além da Guarda Civil Municipal (GCM), conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, Obras, Transporte e Vigilância Sanitária.
Já com a Operação “Força Total”, realizada em São Bernardo, foi encerrada às 23h desta sexta-feira (26/05) com números expressivos de abordagens e vistorias preventivas. Em apenas 8h30 de ação, a PM, em conjunto com a GCM, efetuou duas prisões em flagrante e conduziu mais sete suspeitos a órgãos policiais. No período, um veículo furtado também foi recuperado pelas forças policiais e 36 boletins de ocorrência foram lavrados pelos 6º e 40º batalhões da PM.
Realizada em bairros como Calux, DER, Carminha e Vila São Pedro, entre outros, a ação teve como objetivo concentrar efetivos de ambas as corporações em abordagens e averiguações preventivas e de coibição ao crime. O lançamento da operação ocorreu no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, no bairro Parque Anchieta, com presença do prefeito, do Comandante Geral da PM no ABC, Coronel Paulo Henrique Fontoura Faria, e do secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos. “O trabalho em conjunto é sempre muito válido para intensificar nas medidas preventivas e os resultados tem sido cada vez mais positivos”, pontuou Coronel Faria.