Jogos do Grupo 25 da Copinha, considerada a maior da história, ocorrerá no estádio do Baetão
São Bernardo receberá a partir desta quarta-feira (03/01) mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Responsável por revelar talentos do futebol brasileiro, a competição será a maior da história e contará com 128 clubes disputando partidas em 32 cidades-sede. A Copinha será disputada de 2 a 25 de janeiro. A cidade receberá os jogos do grupo 25, que contará com São Bernardo FC, Ceará (CE), São Caetano e Rio Branco (AC).
As partidas da Copinha ocorrerão nos estádio do Baetão, tradicional sede do torneio na cidade. O local já recebeu, em 2017, os confrontos de futebol dos Jogos Regionais, em julho, e dos Jogos Abertos do Interior, em novembro, ambas as competições da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo. Esta última, inclusive, contou com a organização do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em modelo inédito na qual as competições foram divididas em cinco cidades da região, entre elas, São Bernardo.
O time da casa abrirá a competição no dia 3 diante do Rio Branco, às 14h. Na sequência, às 16h, haverá o duelo entre Ceará e São Caetano. No sábado (06/01), será a vez do clássico regional entre Tigrinho e Azulinho, também às 14h. Rio Branco e Ceará se enfrentam na outra partida do dia, às 16. A última rodada deste grupo ocorrerá na terça-feira (09/01), com os confrontos entre São Caetano x Rio Branco (14h) e São Bernardo x Ceará (16h).
Copinha – Disputada pela primeira vez em 1969, a Copa São Paulo de Futebol Júnior era organizada pela Prefeitura de São Paulo com o nome de “Taça São Paulo de Juniores”. Há 31 anos, em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com os custos da competição, que não foi realizada naquele ano. A partir de 1988, o torneio passou a ser realizado pela Federação Paulista de Futebol.
A competição acontece sempre no início do ano, de modo que a final seja disputada em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo. Até 1971, a competição só recebia clubes do estado de São Paulo. Depois, passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, o apelido dado ao torneio, é considerada uma das principais competições responsáveis por revelar talentos do futebol brasileiro.
Pelo regulamento da competição, os 128 clubes inscritos foram divididos em 32 grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro da própria chave em turno único e os dois primeiros colocados avançam à segunda etapa.
Os 64 clubes classificado enfrentam as equipes das chaves seguintes. O primeiro colocado do Grupo 1 encara em jogo eliminatório o segundo do Grupo 2 e o vice-líder do 1 enfrenta o líder do 2, e assim por diante. As partidas seguem eliminatórias, em jogo único, até a decisão. Caso ocorra empate a partir da segunda fase, a decisão da vaga será nos pênaltis. Nesta edição, só podem participar atletas nascidos de 1998 a 2002.
Texto: Kati Dias
Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC