Santo André, 31 de outubro de 2016 – Com hiato de cinco anos, a equipe Santo André/Apaba conquistou o título de campeã paulista de basquete feminino 2016 no último domingo (30), ao derrotar, em casa, o Top Therm/Unimed/Grupo Leonardi/Secredi/Presidente Venceslau, por 62 a 53 (35 a 21 no primeiro tempo). A terceira partida, da série melhor de três do playoff final, ocorreu no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, na Vila América, em Santo André, que reuniu torcedores para empurrar o time comandado pela técnica Ariza Coraça.
Com a vitória, Santo André/Apaba fechou a disputa com duas vitórias e uma derrota – perdeu para Presidente Venceslau na casa do adversário na última quarta-feira (26) e venceu também no último sábado (30). “As meninas superaram muitas dificuldades e adversidades para conquistar esse importante título para a cidade de Santo André”, afirmou Arilza, emocionada, que chegou a sua primeira conquista como treinadora principal da equipe adulta feminina.
Até abril do ano passado, o grupo era dirigido por Lais Elena Aranha Silva, dos 32 anos à frente do basquetebol feminino adulto de Santo André e um dos nomes mais respeitados da modalidade no País. O último título paulista da equipe andreense foi conquistado em 2011, fora o de 1995. No ano passado, o time andreense bateu no aro e sagrou-se vice-campeão de Americana (SP).
DESTAQUES – Os destaques da equipe de Arilza Coraça na decisiva partida foram Silvia Rocha, a Silvinha (17 pontos, oito rebotes, cinco assistências, duas bolas recuperadas e um bloqueio); Thaissa Frediani (13 pontos, cinco rebotes, duas assistências e uma bola recuperada) e Tássia Carcavalli (13 pontos, dois rebotes, três assistências e um bloqueio). Do lado do time visitante comandado pelo técnico Flavio Prado, a principal jogadora foi a lateral Karen Rocha, irmã da pivô de Santo André, que fez 16 pontos, dois rebotes, cinco assistências, uma bola recuperada e um bloqueio.
Sobre a Secretaria de Esportes e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades no esporte de rendimento, além de realizar torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º do País e o 10º no Estado de São Paulo.O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Fonte:PMSA