A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Saúde, foi informada que desde o dia 30 as unidades da rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil do governo federal, localizadas na Fundação ABC e no supermercado Nagumo, serão fechadas definitivamente. As unidades eram mantidas pelo Ministério da Saúde, que decidiu interromper o repasse que era utilizado para custeio e manutenção do serviço.
Embora o governo federal esteja fechando essas unidades, a Prefeitura de Santo André, de forma inovadora e eficiente, está desenvolvendo para a cidade um sistema próprio de distribuição de medicamentos para que não precise mais contar com programas federais. Enquanto a União está reduzindo a oferta de medicamentos, Santo André ampliará os pontos de distribuição, que em breve serão divulgados.
O fechamento das unidades da rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil foi uma decisão do Ministério da Saúde, através de seu Departamento de Assistência Farmacêutica. A decisão do governo federal atinge 393 unidades da Farmácia Popular em todo o país, que deixarão de ser abastecidas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
Essa medida encerra o funcionamento apenas das duas unidades próprias do programa em Santo André, sendo assim, a oferta de descontos e medicamentos gratuitos nas farmácias do “Aqui Tem Farmácia Popular” continua mantido. O município de Santo André possui 104 (cento e quatro) estabelecimentos privados cadastrados no programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.