Após realizar diversas ações de choque de gestão, que já deram retorno em curto prazo, a Prefeitura de Santo André lançou o primeiro programa que vai reestruturar e modernizar todo o sistema de saúde municipal, o Qualisaúde. A partir de amanhã (1/8), duas Unidades de Saúde, do Jardim Irene e a de Utinga, já começarão a receber inovações, enquanto mantêm o atendimento sem interrupção. O programa de qualificação atuará em todas as áreas da rede, tendo como pilares a melhora estrutural, gestão por processos, gestão do cuidado, valorização do trabalhador e valorização dos usuários.
Um dos compromissos durante a campanha, a informatização da rede, será contemplada no projeto. A ideia é que até o final deste mandato toda a rede esteja integrada por meio de um sistema.
Outros sete equipamentos de saúde começarão a receber intervenções estruturais também nessa semana, porém por conta de comprometimento e necessidade de reforma física, estas unidades permanecerão fechadas até a conclusão das obras. Os equipamentos são unidades da rede básica dos bairros Campestre, Vila Humaitá, Parques das Nações, Parque Novo Oratório, Bom Pastor, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André e Centro de Especialidades III.
Todos os usuários referenciados nesses equipamentos serão contatados pela Administração. Além disso, haverá na porta de cada uma das unidades a indicação da alternativa mais próxima para atendimento. A principal proposta da atual gestão é aumentar a cobertura da atenção básica, que atualmente é de 25% na cidade. O projeto é que em quatro anos esse número suba para 85%. A ideia é que a rede básica seja a porta de entrada para atendimento e que o usuário seja orientado sobre qual tipo de serviço deve procurar em cada situação.
A média de atendimento diário na unidade do bairro Campestre e Parque das Nações é de 350 pacientes cada, no Parque Novo Oratório de 250 pacientes e na Vila Humaitá de 300. Já na UPA Jardim Santo André, a média diária é de 260 atendimentos por dia. No Centro de Especialidades III, a média diária é de 110 atendimentos. Para manter e atestar a qualidade, os usuários serão convidados a responder pesquisa de satisfação, ferramenta que será permanente na rede. Com isso, as unidades receberão um selo de qualidade de acordo com a avaliação. O programa Qualisaúde terá investimento com recursos próprios, porém não há um valor pré-definido uma vez que ele abarca diversas ações de diferente áreas e que sua implantação se estenderá até 2020.