Até o fim do ano, Santo André passará a contar com 20 Estações de Coleta. A ampliação do serviço é uma das metas da atual administração do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os dois novos ecopontos serão instalados em Utinga (rua Beckman X Av. da Paz), próximo ao Núcleo dos Ciganos, e a outro será na avenida Loreto (altura do número 70, ao lado da Creche Municipal Francisca Zuk), no Jardim Santo André.
As duas estações entrarão em funcionamento até o final de 2017 e vão atender a população de segunda a sábado, das 8h às 16h. Os locais foram escolhidos justamente por estarem próximos a dois dos principais pontos de descarte irregular do município. Um deles, o da rua Júlio Pignatari, em Utinga, é atualmente o local da cidade que mais sofre com a disposição ilegal de resíduos.
Para se ter uma ideia, só neste ano, nestes dois locais as equipes do Semasa já realizaram 480 viagens para remover mais de 1.440 toneladas de lixo. Para realizar o monitoramento e a limpeza periódica destes pontos, já foram gastos aproximadamente R$ 254 mil.
A estratégia do Semasa é transformar os cerca R$ 600 mil reais gastos mensalmente para fazer a limpeza dos 65 pontos monitorados na cidade, que sofrem com o descarte clandestino e ilegal de resíduos, em melhorias efetivas para a população. A proposta é trazer mais qualidade de vida, valorização dos bairros e redução dos riscos à saúde devido ao aparecimento de vetores, como ratos e insetos.
As duas novas Estações de Coleta, que também serão de uso gratuito, estarão aptas a receber resíduos recicláveis, móveis velhos, lâmpadas, pilhas, baterias, óleo de cozinha, aparelhos eletroeletrônicos, madeira, resíduos de pequenas construções e podas de árvores. Até 2020 a meta é chegar a 26 estações de coleta na cidade, potencializando a área de cobertura com esses equipamentos.
Atualmente, a autarquia mantêm em funcionamento 18 estações espalhadas pelo município. Dessas, 11 funcionam em horário estendido, até às 19h, inclusive nos finais de semana e feriados.