Construção paralisada em 2011 e retomada pela atual administração vai beneficiar cerca de 16 mil habitantes
Foto: Helber Aggio/PSA
As obras de construção da Clínica da Família Alzira Franco, em Santo André, estão em ritmo avançado. O equipamento público seguirá a padronização do programa Qualisaúde e terá equipes de Estratégia de Saúde da Família e de Saúde Bucal.
Em vistoria realizada no local nesta semana, o prefeito Paulo Serra acompanhou as obras e destacou a importância de tirar mais esse compromisso do papel. “Vamos atender aqui uma grande demanda da população do bairro e de todo o entorno, pois será uma unidade que foi ampliada em seu projeto original para proporcionar um atendimento de qualidade para a nossa gente, nesta que é uma das regiões mais populosas da nossa cidade”, destacou.
A construção da então Unidade de Saúde da Família Alzira Franco teve início em 2011, mas foi paralisada naquele ano. As obras foram retomadas pela Prefeitura em setembro de 2019.
O equipamento contará com oito consultórios, recepção, salas de acolhimento, de vacina, de procedimentos, de curativos, suturas, coleta de exames e inalação, almoxarifado, sala de observação, farmácia, administração, consultório de odontologia, sala de esterilização, expurgo, sala de prontuário, copa, vestiários e sanitários. Todas as intervenções necessárias para a finalização da obra contaram com investimento de R$ 1,5 milhão.
Quando a Clínica da Família estiver em pleno funcionamento, a capacidade diária de atendimento será de 256 pacientes no ambulatório médico e 240 pacientes nos demais procedimentos. O novo equipamento de saúde vai proporcionar um acolhimento humanizado e com mais qualidade para uma população estimada de 16 mil habitantes no Jardim Alzira Franco e em todo o entorno.