Projeto visa revitalizar unidades habitacionais do Jardim Santo André em parceria com o Governo do Estado
Texto: Guilherme Menezes
Foto: Alex Cavanha/PSA
A Prefeitura de Santo André anunciou nesta segunda-feira (16), durante evento oficial em conjunto com a Secretaria de Habitação do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o início do programa “Viver Melhor”. Foi assinada ordem de serviço para revitalizar 400 domicílios do Jardim Santo André. O objetivo é melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residem em moradias consideradas inadequadas.
“Nós iniciamos esta ideia de urbanização, micro-intervenções, lá atrás, de forma pequena, em 2017 ainda. Olhamos principalmente para as comunidades que mais precisam, e que eram esquecidas pelo poder público. Mudamos isso. Este programa é fundamental, dando dignidade, estrutura, esperança. Vamos avançar em mais lugares seja com as obras necessárias, com regularização fundiária ou com a construção de novas moradias”, disse o prefeito Paulo Serra.
Com investimento de R$ 8 milhões, a iniciativa propõe solucionar problemas como cômodos sem ventilação, presença de umidade, paredes desgastadas, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes.
“Trabalhamos duro para juntar todas as equipes e as condições para tirar o programa do papel. Não adianta apenas ter a moradia, ela precisa estar em condições adequadas para se viver e cuidar da família. Tudo precisa estar em ordem, com qualidade, e este programa traz isso, melhorando a vida do cidadão”, comentou o secretário executivo de Habitação do Estado, Fernando Marangoni.
Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros. Cabe ainda ao programa fazer a regularização fundiária dos imóveis, garantindo o título de propriedade a seus ocupantes.
“O programa é maravilhoso. Vamos ter uma casa mais digna e com uma oportunidade de dar mais segurança para meus filhos, de ter tudo organizado”, afirmou a moradora do Jardim Santo André, Cintia Batista.