Durante a entrevista, secretário comentou sobre projetos e investimentos na área do esporte
.
Foto: Jornal União São Paulo
.
O Jornal União São Paulo realizou mais uma entrevista importante. Desta vez, o entrevistado foi Ronaldo Fratelli, Secretário de Esportes de Guarulhos. Durante a entrevista, Ronaldo destacou a importância do esporte na vida das pessoas e quais projetos e ações estão sendo realizados em Guarulhos. “Vou contextualizar um pouco sobre a vida da secretaria. Na verdade, a secretaria tem um norte muito forte de dar oportunidade a todos os moradores de Guarulhos para a prática esportiva. Então, desde a minha chegada, estamos criando aqui a oportunidade das pessoas terem acesso, seja criança, jovens, adultos ou terceira idade. Então, nós temos alguns programas para que aumente o atendimento e para toda a população, visto que Guarulhos é uma cidade de extensão territorial muito grande. Então, um dos nossos objetivos aqui é levar o esporte para todos os bairros”, comentou o secretário.
Dentre os projetos citados, Ronaldo destacou o Crescer Esportivo, que é um programa que cuida da iniciação esportiva, dando oportunidade para as crianças. Além desse, há o Quebrando barreiras, um programa que cuida do esporte de inclusão, para dar oportunidade para pessoas que tem deficiência.
Outro projeto é o Guarulhos Saudável, um programa realizado em conjunto com a secretaria de saúde, que dá oportunidade para que todos tenham acesso ao esporte e com isso diminua o uso de remédios, de hospitais, enfim. “Temos alguns programas já em andamento, que terão início nesse segundo semestre. Quero destacar uma questão que é muito forte na cidade há muito tempo e estamos retomando agora, que é a Olímpiadas da CG, uma das maiores olímpiadas colegiais e estudantis da América Latina. Guarulhos terá essa Olímpiada, que irá acontecer nesse segundo semestre, dentro de outros eventos esportivos que darão oportunidade para outras pessoas”, contou Ronaldo.
Sobre o trabalho nesta área esportiva, Ronaldo diz que sempre foi ligado ao esporte e começou a trabalhar nesta área ainda na adolescência. “Desde cedo sempre fui apaixonado pelo futebol, como todo brasileiro e fui crescendo com esse desenvolvimento. Fui atleta de Futsal da minha cidade, fui pegando o gosto. Quando iniciei minha carreira profissional, eu comecei a trabalhar com 15 anos e lembro que meu segundo emprego, como eu já tinha essa veia esportiva, a empresa me falou para ser um dos organizadores de uma competição esportiva que iam patrocinar e aí desencadeou tudo que eu já tinha, trazendo para um lado profissional de gestão esportiva. Depois disso nunca mais sai, trabalhei nessa empresa durante 15 anos e quando eu sai, montei a minha empresa já voltada pra o esporte, que é isso que é o meu grande combustível hoje: de proporcionar o esporte para as pessoas porque eu sei que o esporte está mudando a vida das pessoas”, destaca o secretario.
Entre as experiências presenciadas nesse meio, o secretario relata uma muito marcante. “Em outra cidade que eu trabalhava, nós fomos com um grupo de idosos disputarem um campeonato estadual e isso ficou bem latente e eu vi a presença do esporte na vida das pessoas. Eu vi um senhor de 72 anos que entrou em um hotel pela primeira vez e foi a primeira vez que foi a praia. Isso é emocionante, porque através do esporte, de uma competição, ele conheceu o mar, conheceu um hotel. Por isso acredito que o esporte muda a vida de uma criança, de um idoso e isso é que eu acredito: que o esporte é uma grande ferramenta para mudar nossa cidade e nosso país”, finalizou Ronaldo.