A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires está reforçando a divulgação dos serviços prestados aos moradores da cidade que possuem diabetes mellitus e/ou hipertensão. A rede municipal, que possui cerca de 2.7 mil pacientes com as doenças, promove orientações, acompanhamento e tratamento para a população, inclusive com a distribuição de kits destinados aos insulinodependentes.
Em junho deste ano, a Prefeitura promoveu busca ativa para cadastro e recadastro dos pacientes que possuem as doenças. À ocasião, também foram realizados exames para diagnóstico de novos casos. Com a ação, a Atenção Básica da cidade acolheu cerca de 480 moradores que ainda não recebiam assistência na rede municipal, por meio do sistema Hiperdia. O cadastro permanece aberto e pode ser solicitado nas Unidades Básicas de Saúde da cidade (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
Para atender a demanda dos pacientes da rede, a Prefeitura adquiriu neste ano insumos para o fornecimento dos kits destinados a insulinodependentes. Foram destinados cerca de R$ 1,4 milhão para a compra de tiras de medição de glicemia, lancetas descartáveis e seringas descartáveis para insulina. O kit é composto, ainda, por aparelho de medição da taxa de glicemia no sangue.
O Hiperdia – Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos do Ministério da Saúde – gera informações para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática aos pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.