Com a palavra, o senhor Presidente, de início, enfatizou a necessidade de se constituir uma associação capaz de aglutinar forças e representar as aspirações do povo do Norte e Nordeste brasileiro, que ajudaram e que ainda ajudam a construir o Estado de São Paulo.
Continuou dizendo: “O sentido da nossa associação é o de reunir pessoas que tenham laço com a causa do povo nordestino e com os da região Norte do Brasil. Pessoas empenhadas em resgatar, manter e preservar nossa cultura, nossa história, e todo o patrimônio cultural e cívico que tanto nos orgulha e nos honra.
Nossa associação estará aberta para pessoas que sejam nordestinas e nortistas natas, mas, também para filhos e netos de nordestinos e nortistas.
A ideia é que possamos congregar o máximo de pessoas que irão nos ajudar nas mais diversas áreas, seja para a busca de uma nova colocação no mercado de trabalho, direcionamento para cursos técnicos com o fim de requalificar nossa mão de obra, orientação e auxílio para a aquisição de casa própria, regularização de moradia, emissão de documentos, enfim. Para isso, não mediremos esforços para tornar nossa associação ampla e sólida.
Todos aqueles que puderem contribuir serão aceitos e desempenharão atividade de forma não remunerada.
Nossa associação sobreviverá de doações, de eventos (almoços, jantares) cuja arrecadação iremos reverter exclusivamente para nossos fins. Faremos convênios para que nossos associados tenham acesso à descontos nas mais variadas instituições de ensino, museus, cinemas, entidades de classe, e no que for possível, para integrar o cidadão nortista e nordestino ao máximo na comunidade, e assim possamos ser agentes de mudança na vida das pessoas, fazendo o bem, gerando bem-estar e beneficiando famílias, que sozinhas, isoladas, não possuem acesso a melhores condições de vida.
Nosso compromisso é ser uma associação plural, livre de preconceitos, seja de raça, cor, etnia, orientação sexual. Não admitiremos que partidos políticos queiram usar nossa associação em benefícios de políticos ou candidatos.
Apesar de nosso apartidarismo, nossos associados poderão se candidatar livremente, desde que se afastem das atividades da associação como determina a lei eleitoral.
Desde já, agradeço a cada um de vocês”, finalizou.
Confira abaixo uma entrevista completa com Ramalho da Construção:
Acesse o site também: https://cdn.org.br/