Formação, realizada em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, integra a Escola de Ouro Andreense
Texto: Renan Muniz/PSA
Foto: Angelo Baima/PSA
A Prefeitura de Santo André, em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas para o curso de Corte e Costura, por meio do programa Minha Chance, que integra a Escola de Ouro Andreense. A capacitação é gratuita, tem 80 horas de duração e início previsto para o dia 22 de março, em carreta que ficará no Paço Municipal, entre o Prédio Executivo e o Fórum (Praça IV Centenário, s/n, Centro).
“Esta é uma excelente chance de qualificação, que oferece formação de qualidade para auxiliar os andreenses em novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
Os munícipes poderão se candidatar para uma das 28 vagas disponíveis para o curso até o dia 12 de março ou até quando tiverem vagas. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site https://bit.ly/minhachance4 e efetuar o cadastro ou, caso já seja cadastrado, realizar o login. Os alunos poderão receber uma bolsa-auxilio que facilitará a permanência e conclusão, se estiver dentro dos critérios de elegibilidade descritas no site www.viarapida.sp.gov.br.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa é uma boa oportunidade para as pessoas que têm se encontrado nesta área. “Durante a pandemia foi possível observar uma grande mão de obra em nossa cidade. O Fundo Social de Solidariedade, junto com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, conseguiu mapear um grande número de costureiros em nossa cidade, que puderam prestar os serviços para a produção de máscaras. A Prefeitura de Santo André produziu e entregou mais de 1 milhão de máscaras para a população. Diante dessa grande quantidade de costureiras, resolvemos procurar o Governo do Estado de São Paulo”, contou.
Somadas às ações do programa Via Rápida Emprego e do Minha Chance em Santo André, esta é a quarta capacitação profissional realizada juntamente com o Governo do Estado de São Paulo. Nas outras três oportunidades foram oferecidos cursos de auxiliar de cozinha, qualificando profissionalmente cerca de 113 alunos.
A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.
Minha Chance – O programa Minha Chance é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para aumentar a empregabilidade dos beneficiários dos seus cursos técnicos e de qualificação profissional, e auxiliar na melhor adaptação dos conteúdos às demandas da sociedade e do mercado de trabalho local. Em Santo André, a iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, juntamente com o programa Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade.
“Gostaríamos de agradecer o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que já nos mandou três carretas e tem nos ajudado a capacitar profissionalmente nossos munícipes. A Prefeitura de Santo André já está trabalhando para trazer mais carretas de capacitação para outros segmentos”, declarou o secretário Evandro Banzato.
No Minha Chance, a empresa se cadastra no portal http://www.minhachance.sp.gov.br e declara sua necessidade de mão-de-obra qualificada no período de 2 a 6 meses. Com as informações, a Secretaria avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.
Santo André é uma das referências na área têxtil e conta com a Rhodia Solvay Têxtil, uma das grandes empresas do segmento.