Na última semana, o Consócio Intermunicipal Grande ABC apresentou ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos o programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, que é mantido pela entidade regional representante das sete cidades da região e que protege mulheres em situação de violência doméstica. O objetivo da reunião foi dar detalhes do projeto, premiado e considerado referência nacional, aos integrantes do Governo Federal e buscar aporte financeiro da União para ampliação do atendimento.
Integrantes do Consórcio ABC se reuniram com a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrucia de Melo Andrade, e o coordenador-geral de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Helbert Pitorra, além de outros integrantes do ministério, na sede da pasta, na capital federal.
A equipe técnica do Consórcio ABC fez apresentação do Casa Abrigo Regional com objetivo de ampliar os atendimentos do programa, que já que já protegeu 1.150 mulheres e cerca de 2.000 crianças e adolescentes das sete cidades da região desde sua criação, em 2003.
O programa
O serviço regional visa garantir segurança e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sob risco iminente de morte, intervindo no chamado “ciclo da violência”, que pode começar com agressões verbais e migrar para a violência física com o passar do tempo. O objetivo da ação é propiciar condições para a restruturação física e psicológica da mulher.