Com o objetivo de conscientizar os consumidores, fiscais do PROCON de Diadema realizaram, nos dias 26 e 27 de setembro, uma pesquisa de preços de brinquedos no comércio da região central do município.
Para fazer as comparações de preços entre as lojas, os fiscais usaram como referência brinquedos que são tendência entre as crianças, a exemplo dos bonecos Transformers, que obtiveram, na pesquisa, variação de preços de até 29%. Outro brinquedo com oscilação significativa foi a boneca Ladybug, encontrada por R$109 e R$149, em diferentes lojas.
Fatores de risco
Segundo a diretora do serviço de Assistência Judiciária e PROCON Diadema, Denise Ventrici, na hora de comprar os brinquedos é preciso observar as condições mínimas de segurança indicadas nas embalagens dos produtos. “Muitas vezes, os pais querem agradar os filhos e não prestam atenção na faixa etária ou na originalidade dos brinquedos, comprando produtos falsificados ou de comerciantes irregulares. Fatores como esses são importantíssimos para evitar acidentes com a criança e aborrecimentos no momento da troca”, diz a diretora.
O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) também deve receber atenção, pois, de acordo com Denise Ventrici, sem ele o produto não tem garantia legal e o consumidor não consegue realizar a troca ou fazer reclamação.