A Prefeitura de São Paulo antecipou o planejamento do Carnaval de Rua e abriu inscrições para blocos, bandas e cordões carnavalescos. Os interessados devem se inscrever, por meio do site (neste link), até 30 de setembro.
O período oficial dos desfiles será entre 15 de fevereiro e 1° de março de 2020. Antes de realizar o cadastro, os organizadores dos blocos terão acesso ao Guia de Regras, documento com diretrizes para os desfiles.Neste ano, a capital recebeu 516 blocos, em 556 desfiles e 300 trajetos. Segundo a administração pública, o carnaval paulistano reuniu 5,1 milhões de pessoas – a soma inclui blocos de rua, palcos e desfiles das escolas de samba do Anhembi.“O Carnaval de Rua de São Paulo é um dos maiores e melhores do Brasil. Todo mundo hoje quer vir passar o carnaval aqui. Nossa festa é a cara da cidade, construída pela tradição cultural dos blocos nos últimos anos, no modelo de carnaval livre, democrático, descentralizado e organizado que está se tornando referência, com artistas da cidade e de todo o país. Em 2020 vamos celebrar a diversidade do nosso Carnaval, que é uma síntese do Carnaval do Brasil”, disse o secretário municipal de Cultura, Alexandre Youssef.
Desde agosto deste ano, a Comissão Intersecretarial da Cidade vem realizando o processo de escuta e diálogo da história do Carnaval de São Paulo por meio de seminários regionais e diversos encontros com organizadores de blocos, comerciantes, moradores e membros da sociedade civil, a fim de identificar as principais demandas de cada região.
Após o processo de cadastramento dos blocos, a Comissão fará a análise dos trajetos propostos e os ajustes caso a caso, se necessário. Uma portaria com as autorizações de trajetos será publicada ao final do projeto.
Fonte: R7
Foto: Luty Faria/Thenews2/Folhapress