Primeiro evento do ano acontece em março, com oferta de postos de trabalho para público de 16 a 22 anos de idade
Texto: Carla de Gragnani
Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC
Para garantir a inserção da população no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda, a Prefeitura de São Bernardo programou a realização de ao menos quatro grandes feiras de emprego ao longo de 2020. A primeira delas será o Emprega Jovem, previsto para março, com oferta de vagas para o público de 16 a 22 anos. A feira marcará a inauguração da sede própria da Central de Trabalho e Renda (CTR), que será instalada na Rua Padre Lustosa, nº 48, gerando uma economia de R$ 300 mil ao ano aos cofres públicos. Em sua primeira edição, realizada em dezembro de 2019, o Emprega Jovem disponibilizou 400 vagas de 18 empresas parceiras.
Além da ação, a Administração, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, vai promover ao longo de 2020 mais duas edições do Dia D da Inclusão, em parceria com o Ministério da Economia – com vagas específicas para o público portador de deficiência – e uma feira de empregos para pessoas com idade superior a 45 anos. As datas, quantidade de vagas e empresas participantes dos eventos serão previamente divulgadas pela Prefeitura.
A ampliação da programação tem como base um levantamento realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, que apontou a dificuldade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho entre os públicos jovem e com idade superior a 45 anos. Para mudar esta realidade, a Prefeitura realizou, em 2019, uma série de palestras e eventos junto a 100 grandes empresas empregadoras da cidade, para conscientizar sobre as vantagens de contratação desta mão de obra.
“As feiras que realizamos em 2019 tiveram uma procura muito grande, o que mostra que há espaço para realização de novas em 2020. Nas edições passadas tivemos resultados importantes, garantindo a colocação de muitas pessoas no mercado de trabalho, por meio de parceria com empresas parceiras de São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando. Em 2019, a média foi de 450 vagas ofertadas em cada uma das feiras realizadas na cidade. Ao todo, 398 pessoas de diversas idades que conquistaram uma vaga no mercado de trabalho por meio das ações. A maior parte das vagas disponibilizadas foi do setor de serviços.
VAGAS DE EMPREGO – Além das vagas exclusivas oferecidas nas feiras, a Prefeitura conta com serviço permanente de oferta de postos de trabalho, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR), localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. A agência pública disponibiliza semanalmente a relação de vagas de emprego disponíveis na cidade, que podem ser conferidas diretamente na unidade ou pela internet, por meio do site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/ctr). Somente nesta semana, a Central dispõe de 521 vagas, com opções para candidatos com ensino médio completo. Entre as oportunidades estão auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, motorista, entre outras.