Aporte federal vai garantir leitos hospitalares municipais e celeridade nas cirurgias eletivas represadas pela pandemia
Texto: Vivian Rossi/PMSBC
Fotos: Julia Prado/MS
Em agenda realizada em Brasília (DF), na noite desta quarta-feira (14/6), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, garantiu R$ 22 milhões em recursos federais para reforço da saúde da cidade. O aporte foi confirmado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em encontro acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e pelo deputado federal, Marcelo Lima. Os recursos vão assegurar a manutenção dos leitos hospitalares municipais e a celeridade nas cirurgias eletivas represadas pela pandemia.
“Agradeço a ministra Nísia pela agenda e por disponibilizar esta verba federal, que será muito importante para nossa cidade. Esses recursos nos permitem seguir investindo em saúde de qualidade para toda a população. Temos atuado de forma intensa em todas as esferas para seguir oferecendo bons serviços de saúde em São Bernardo, desde a atenção básica até a alta complexidade”, declarou Morando.
No mês passado, o prefeito já havia assegurado repasse de recursos estaduais no valor de R$ 150 milhões para ampliar o atendimento da rede municipal de saúde de São Bernardo. O anúncio do investimento foi feito durante a primeira visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao Grande ABC, no dia 19 de maio.
De acordo com Reple, ambos os valores anunciados serão fundamentais para custear os serviços nos equipamentos municipais, cujos atendimentos abrangem não apenas moradores da cidade, mas também de outros municípios da região metropolitana. “Em média, nossos equipamentos atendem um volume de 30% de pacientes de outras regiões”, pontuou o chefe da pasta municipal.
Também presente na reunião no Ministério, o deputado Marcelo Lima comemorou a confirmação do novo repasse. “Desde que cheguei em Brasília tenho me reunido com ministros para viabilizar as demandas do Grande do ABC. A saúde de São Bernardo era uma das prioridades. Em duas agendas que estive com a ministra Nísia Trindade falei sobre as necessidades do município e pedi recursos. Agora tivemos essa grande conquista”, adicionou.