O prazo para o cadastramento das digitais de eleitores termina nesta sexta-feira (29) em 82 municípios de São Paulo. De acordo com a Justiça Eleitoral de São Paulo, aqueles que não realizarem a biometria terão o título de eleitor cancelado e sofrerão impedimentos na vida civil, como não obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de ensino.
Neste ano, em 479 municípios paulistas, a biometria é obrigatória (confira aqui se a sua cidade está na lista). A capital paulista ainda não está incluída. Do total, 78 municípios já concluíram o cadastro da biometria. E, em outros 319, o prazo vai até 19 de dezembro.
A biometria obrigatória teve início nos 82 municípios que terminam nesta sexta-feira (29) em 4 de fevereiro deste ano. Ao longo de 2019, diversas ações de atendimento itinerante foram desenvolvidas pelos cartórios eleitorais, levando o atendimento até o eleitor em locais como shoppings, escolas e empresas.
Além disso, desde abril os cartórios eleitorais vêm realizando mensalmente plantões aos sábados para atendimento biométrico, facilitando a vida de eleitores que estudam e trabalham durante o horário de atendimento normal.
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve agendar seu atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br e levar ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral um documento oficial e original de identificação, um comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso já o tenha.
Eleições de 2020
Os eleitores desses 82 municípios já utilizarão as digitais para serem identificados nas eleições municipais de 2020. A biometria torna o processo eleitoral mais seguro, porque confirma a identidade de cada pessoa que vai votar.
Biometria em SP
No Estado de São Paulo, 63,7% dos eleitores já cadastraram a biometria. Mais de 12 milhões de pessoas ainda precisam realizar o procedimento. A recomendação da Justiça Eleitoral é que os eleitores façam a biometria o mais breve possível, a fim de evitarem filas e transtornos no futuro.
Fonte: R7
Foto: Leandro Ferreira/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo