Foto: Divulgação
Você já ouviu dizer sobre o PIX Banco Central? O PIX é um serviço desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, é o novo sistema de pagamento instantâneo que em breve irá substituir o TED e o DOC. O serviço estará disponível a partir do dia 16 de novembro. O pagamento instantâneo é uma transferência feita online e em tempo real.
Com o PIX os usuários poderão realizar transferências durante 24h, todos os dias incluindo finais de semana e feriados. O TED e o DOC em breve se tornarão serviços obsoletos pois com a chegada no PIX já não haverá restrições na hora de realizar uma transferência.
Outro benefício do PIX é que para fazer uma transferência já não será necessário informar os dados bancários da pessoa que irá receber o dinheiro, agora você só precisará informar um dado do recebedor, podendo ser uma email, CNPJ, CPF ou até mesmo o número de celular. Confira mais abaixo alguns detalhes sobre esse novo sistema.
Uma das principais vantagens do PIX é a velocidade com que se realiza uma transferência, tudo é feito em tempo real. A segurança que o usuário terá ao fazer qualquer tipo de transferência, pois todo o sistema é gerenciado pelo BB. Outra vantagem é a gratuidade, sendo pessoa física você não vai pagar nada na hora de transferir dinheiro. E por último a simplicidade, pelo simples fato de não ter que informar diferentes dados do recebedor já um avanço não é mesmo?
Mas Você deve estar se perguntando como fazer o cadastro no PIX. Para fazer o cadastro no PIX só será permitido a partir do mês de outubro pelo aplicativo do seu banco ou na própria instituição de pagamento.