De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, queda do faturamento chega a ser de R$ 27 bilhões
Foto: Milleny Rosa/Jornal União São Paulo
Por conta da pandemia da Covid-19, que já dura mais de um ano, diversos comerciantes tiveram seus negócios falidos ou com imensos prejuízos. Neste grupo, se destacam os lojistas, principalmente os que possuem estabelecimentos dentro dos shoppings.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, queda do faturamento desde o início da pandemia chega a ser de R$ 27 bilhões. Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Associação, 93% dos lojistas já registraram queda superior a metade do faturamento.
Vale lembrar que, atualmente, só 81 dos 577 shoppings brasileiros estão abertos. Também é importante ressaltar que este segmento é o que mais gera empregos no país, em um total que chega a 1,5 milhão de pessoas distribuídas entre 105 mil lojas.
Na pesquisa feita com os comerciantes, 52% afirmou que irá fazer uma negociação com os donos dos shoppings, além da liberação de financiamento para não fechar as portas. Outros 15% destacaram que irão fechar as lojas neste ano. Além disso, outros 79% dos lojistas disseram ter dificuldade para obter crédito no mercado.