Com 100% das urnas apuradas, os votos confirmaram o desejo de mudança da população e Orlando Morando (PSDB) é o novo prefeito de São Bernardo do Campo. Orlando Morando Júnior é natural de São Bernardo do Campo, tem 42 anos e está há mais de duas décadas na vida pública. Casado com Carla Sardano Morando e pai de Orlandinho e Antonella.
O deputado estadual, exercendo seu quarto mandato obteve 213.661 votos, o que corresponde a 59,94%% dos votos válidos, superando o deputado federal Alex Manente (PPS), que alcançou 142.817 adesões (40,06%).
Cerca de 5000 pessoas fizeram parte da festa da vitória tucana, que foi realizada no comitê central da Avenida Faria Lima. Na chegada de Orlando Morando, foi tocado o tema da vitória, o jingle ‘Orlando Trabalhador’, além de queima de fogos de artifício.
Esta é a primeira vez que Orlando Morando assumirá a prefeitura, embora tenha sido candidato também em 2008. Ao pronunciar suas primeiras palavras do discurso como prefeito eleito, Orlando fez uma pergunta ao público que comemorava a vitória junto dele. “Vocês acreditam se eu falar que hoje é um dos dias mais felizes da minha vida? Este grito de vitória estava entalado em minha garganta há 8 anos”.
“Política não é um instrumento da simples disputa e da vaidade. É a formatação de um projeto, no qual o principal ator é a população. Em 2008, eu disputei. Fiz um bom combate. Perdi a eleição para o Lula, que veio à cidade seis vezes. Em 2012 não tínhamos um projeto concreto, não tinha o controle do partido. Agora, não. Foi tudo diferente. Montamos um projeto forte que claramente deixou a população de São Bernardo ao nosso lado”, explicou.
Todas as pesquisas já apontavam uma possível vitória de Orlando Morando. A conquista é também do vereador Marcelo Lima (SD), como novo vice-prefeito. No primeiro turno, Morando recebeu 169.310 votos (45,07%), contra 106.726 votos (28,41%) de Alex, e 84.768 adesões (22,57%) de Tarcísio. “Sabia das dificuldades e dos desafios desta eleição, mas o tempo todo conduzimos nossa campanha com propostas, humildemente falando a verdade e com a população de São Bernardo ao nosso lado. Não foi diferente neste segundo turno, trabalhamos como se estivéssemos iniciando a campanha. E graças a Deus foi possível ganhar e dar um novo projeto para São Bernardo”, agradeceu Orlando.
No discurso, o tucano reiterou seus compromissos de campanha como a contratação de 300 novos médicos e a merenda de prato cheio para a criançada. “A disputa já acabou, a reposta foi dada pelo povo nas urnas, que escolheu o melhor Plano de Governo. Levamos à população de São Bernardo soluções que serão exigidas do prefeito, da administração e do governo. Estou confiante, o sentimento que colhemos na rua, em especial nesta última semana, é pela mudança. A sociedade não quer nem o PT nem aliados do PT no governo”, ponderou Morando.
Com Orlando prefeito, São Bernardo vai ganhar muito mais. “Vamos retomar o crescimento econômico e a geração de empregos e fazer com que a nossa cidade volte a ser a terra das oportunidades”, disse.
Orlando já mostrou que sabe fazer, e vai fazer mais pela nossa saúde, contratando médicos, agilizando a realização de consultas e exames e disponibilizando remédios nas unidades. Orlando vai retomar as obras paradas e fazer São Bernardo acelerar, porque só quem conhece a verdadeira força do trabalho pode conduzir uma cidade do tamanho de São Bernardo.
PERFIL ORLANDO MORANDO
Orlando Morando Júnior, 42 anos, natural de São Bernardo do Campo, está há 20 anos na vida pública, sendo que está no seu quarto mandato como deputado estadual. Casado, pai de dois filhos, empresário do ramo varejista e atual vice-presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados). Formado em Administração de Empresas e Direito.
Entrou na vida pública inicialmente com o objetivo de trazer melhorias para o Bairro Batistini, onde nasceu e foi criado, em São Bernardo. Sua liderança entre os amigos e comerciantes do bairro, aliada aos problemas existentes no local, fizeram com que ele fosse eleito para representar a comunidade na discussão e propostas de melhorias públicas na região.
Dedicação, empenho e muito trabalho lhe deram visibilidade e, Orlando Morando ganhou a primeira eleição que disputou, em 1996, quando recebeu 1.523 votos para tornar-se vereador de São Bernardo do Campo. Em 2002, 50.400 eleitores elegeram Orlando Morando como deputado estadual – cargo em que ocupa até hoje, uma vez que, em 2006 foi eleito com 120.771 votos, em 2010, 138.630 pessoas acreditaram no seu trabalho. E em 2014 conquistou 237.020 votos de confiança, sendo o mais votado de São Bernardo, do Grande ABC e o terceiro mais votado do Estado. Agora em 2016, tornou-se prefeito eleito de São Bernardo.
Orlando criou o projeto Ficha Limpa Paulista, que hoje é referência em todo o País. De tão séria, a proposta foi instituída em 11 Estados brasileiros. Um projeto para varrer a corrupção e limpar o Brasil!
Orlando vai retomar as obras paradas e fazer São Bernardo acelerar, porque só quem conhece a verdadeira força do trabalho pode conduzir uma cidade do tamanho de São Bernardo.
Crédito fotos: Ricardo Cassin / Divulgação