Publicado por @PriscilaMortensen
Nesta terça-feira (19/11), o #Provocações entrevista o autor de ficção científica e fantasia afroamericana Ale Santos. Nos últimos tempos, o escritor tem se afastado da ficção para mergulhar na história real da população negra e de sua cultura.
Na edição, Ale Santos conta para Marcelo Tas sobre os reflexos da escravidão no Brasil. “Quem fala sobre isso é Isildinha Baptista, uma negra brasileira que é precursora da psicologia social também na América Latina. Ela fala que a escravidão, as narrativas do racismo chegam a ser mais opressoras do que a própria escravidão. Porque ela deixa marcas na psique, faz com que a pessoa tenha auto-ódio, odeie quem ela é, ou não goste de algumas características físicas dela, ou mesmo passe a reproduzir racismo contra as pessoas negras”, explica Santos.
O escritor fala também sobre a importância das crianças negras terem um herói negro. “Quando você se enxerga no herói, você aprende as dores que ele está passando também. Aprende as ferramentas inconscientes para que você possa passar por esses conflitos na nossa sociedade”. Ele conta ainda que existem pessoas que negam a escravidão o Brasil: “Negar a escravidão impede que a gente lute contra uma dor. Você não pode ter uma ferida no braço e simplesmente negar que isso aconteceu”, reforça.
Apresentado por Marcelo Tas, o #Provocações vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com reapresentação aos domingos, às 20h30.
Texto e foto: TV Cultura