Tempo de espera por respostas de autorização para benefícios se alongou ainda mais neste tempo de pandemia
Foto: Divulgação/INSS
Segundo informações divulgadas pelo G1, mais de dois milhões de brasileiros estão esperando a aprovação de pedidos de benefícios do INSS. Ainda de acordo com o Portal, o acordo feito entre o INSS e os beneficiários é de que haja 90 dias para dar uma resposta para pedidos de aposentadoria por idade e de benefício de prestação continuada para idosos, além de 60 dias para decidir sobre pensão por morte; 45 dias para finalizar a análise dos pedidos de aposentadoria por invalidez; e 30 dias para concluir a solicitação de licença-maternidade.
Ainda de acordo com o G1, o presidente do INSS disse que, desde o começo do ano, a Previdência vem adaptando os sistemas para reduzir a burocracia, aumentando o número de servidores e automatizando os procedimentos. Leonardo Rolim afirmou ainda que as medidas vão surtir efeito e que os novos prazos vão ser cumpridos.
Sendo assim, o INSS afirmou ao portal que dos mais de dois milhões de pedidos pendentes, 500 mil são de perícias agendadas, e que, como o caso do João Batista envolve uma perícia médica, a equipe da Secretaria da Previdência ainda precisa analisar o pedido dele para saber o que aconteceu.