Vistoria foi realizada nesta terça-feira, 24/11.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Diadema
Nesta terça- feira (24/11), o prefeito de Diadema, Lauro Michels, realizou visita técnica para acompanhar o andamento da reforma do 7º andar do Hospital Municipal (HM). Com as melhorias, o HM receberá mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Após a conclusão das obras, prevista para este ano, o serviço contará com 30 leitos nessa modalidade, atendendo as normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) para garantia de boas práticas e qualidade no atendimento.
Assim, serão 20 leitos de UTI exclusivos para covid-19 no 7º andar e 10 leitos gerais de UTI para demais doenças, situados no 1º andar. Após a pandemia, os leitos exclusivos poderão ser remanejados como gerais, de acordo com a demanda. As instalações serão mais seguras, funcionais e confortáveis para pacientes e funcionários.
O 7º andar ganhará mais um posto de enfermagem, sendo um posto para cada 10 leitos, o que facilita e amplia o espaço para a equipe. O projeto arquitetônico distribui os 20 leitos de UTI em oito quartos, divididos em duas alas. “O novo layout permite ampliar ou reduzir o número de leitos gerais ou destinados a covid-19 de acordo com a necessidade, atendendo as normas de segurança e saúde. Com isso, o Hospital Municipal terá melhor estrutura para atender os pacientes que procuram o serviço, resultado de trabalho bem feito e de compromisso com a população”, afirmou o prefeito de Diadema, Lauro Michels.
A rede de gases medicinais, como oxigênio e ar comprimido, está sendo refeita, serão instalados ar condicionado e lavatórios nas enfermarias, nova rede elétrica, piso manta vinílica antiestática, que realiza a condução da corrente elétrica excedente, impedindo acidentes por choque elétrico, telas milimétricas nas janelas, além de revisão hidráulica, melhoria nos sanitários das enfermarias e pintura total do andar.
Outra alteração em andamento é o aumento dos vãos de portas para passagem de macas, que foi de 82 cm para 110 cm. A ampliação garante facilita o transporte de pacientes mais facilmente e com mais segurança pelo ambiente da UTI, pois são pacientes normalmente acamados e que necessitam serem transportados em macas. “Com a nova estrutura da UTI adulto será possível atender melhor o paciente da clínica intensiva, aperfeiçoando a condução e a qualidade do tratamento”, ressaltou o diretor do HM, Emerson Sampaio Santos. O investimento para a obra foi de R$ 559 mil, com recursos do Tesouro Municipal.
Também acompanharam a visita, o secretário de Serviços e Obras, José Marcelo Marques; o diretor do HM, Emerson Sampaio Moraes Santos; representante da Dekton Engenharia e Construção, responsável pela obra, e as equipes técnicas de cada setor.
O que muda
Além de um andar específico para leitos de UTI, a reforma trará mudanças nas demais áreas. Os 10 leitos de UTI, que funcionam no piso térreo, serão transformados em leitos de retaguarda mais avançada para a enfermaria do Pronto Socorro. Além disso, o 9º andar receberá a enfermaria de psiquiatria.
Hospital Municipal
O HM de Diadema conta com mais de 160 leitos distribuídos em clínica geral, pediatria, psiquiatria, traumatologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, UTI, isolamento, entre outros, além do Pronto Socorro. O equipamento é considerado “porta aberta”, ou seja, o atendimento é feito a qualquer pessoa que chega ao serviço. Além dos moradores da cidade, o hospital é referência para atendimento de covid-19, vítimas de acidentes de trânsito dos sistemas Anchieta Imigrantes e Rodoanel e atende aproximadamente 14 mil pessoas mensalmente.
Nos últimos oito anos, o HM passou por melhorias na recepção, maternidade e centro cirúrgico.
Melhorias pela cidade
Ainda no período da manhã, o prefeito vistoriou ruas da Vila Nogueira que estão sendo beneficiadas pelo Projeto Mais Asfalto. Na próxima semana, o recapeamento asfático será concluído em quatro ruas: Cândido Fontoura, D. Jorge de Mascarenhas, D. Marcos Noronha e D. Marcos Teixeira.
Serviço:
Hospital Municipal de Diadema
Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha.