O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) receberam lideranças comunitárias das cidades de Guarulhos, Cubatão e São Miguel Paulista para apresentar projetos sociais que trazem melhorias e mais qualidade de vida para o Jardim Santo André.
Durante o encontro, realizado em 24 de abril, os participantes conheceram ações de conscientização ambiental, realizadas pelo Semasa, e intervenções artísticas, como grafitagem e pintura em muros, lixeiras e espaços públicos, feitas pela CDHU.
Desde 2018, o Semasa realiza no Jardim Santo André o projeto Cidadania Ambiental e Consumo Sustentável, que tem como missão levar conhecimento aos moradores sobre questões ambientais relacionadas à produção, separação e disposição final de resíduos sólidos, de forma a aumentar a coleta seletiva e combater pontos de acúmulo de lixo no bairro.
O projeto social do Semasa envolve, até o momento, a formação ambiental de cerca de 550 moradores – entre líderes comunitários do Jardim Santo André, alunos e professores –, criação de horta e composteira na E.E Professor Engenheiro Celso Augusto Daniel, instalação de novas lixeiras e implantação do programa Moeda Verde, que chegou à comunidade no fim de abril. Com a ação que troca recicláveis por alimentos, 47 mil moradores são beneficiados direta e indiretamente com o bairro mais limpo e alimentação saudável.
Esse é o segundo encontro em que o Semasa participa com líderes comunitários de outras cidades para trocar experiências de projetos sociais. O primeiro ocorreu em março, em Cubatão, e o terceiro está previsto para ser em Guarulhos, no fim de maio.
Texto: Susi Elena
Fotos: Divulgação/Semasa