Foto: Divulgação/IPVA
Aumentos serão inclusos em 2022. Saiba como calcular os valores.
Se você possui um carro próprio, prepare-se. Afinal, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai subir bastante no boleto de 2022. Indo direto ao ponto, com a disparada dos preços dos veículos durante a pandemia da Covid-19, os valores do tributo também vão subir – e muito. Nem mesmo modelos populares escaparão do alíquota maior.
Um bom exemplo é Renault Kwid, carro 0-km mais barato do Brasil. Em novembro de 2020, o hatch compacto usado (ano/modelo 18/19) custava R$ 34.438 na Tabela Fipe. Pois em novembro de 2021, o mesmo modelo é cotado a R$ 43.932, ou seja, um aumento de quase R$ 10 mil reais no valor do veículo em apenas um ano – o que representa 1/3 do valor do carro.
E quanto mais caro é o veículo, maior será o aumento acumulado neste ano. Vejamos, por exemplo, o caso do Jeep Renegade, SUV mais vendido do País em 2021. Em novembro de 2020, um exemplar 19/19 da versão Longitude 4×2 com motor 1.8 flex custava R$ 76.186. Agora, o mesmíssimo modelo custa R$ 91.498 no índice da Fipe.
Novos e usados
Cabe ressaltar que a alíquota do IPVA é a mesma para veículos novos e usados. Entretanto, no caso dos 0-km, a base de cálculo é o valor da nota fiscal de compra. Já para os usados, segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz), é considerado o valor de mercado medido pela Tabela Fipe.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a variação dos valores de bens e serviços, os veículos novos aumentaram mais de 20% em um ano – outubro de 2020 até o décimo mês de 2021. O número sobe ainda mais se levar em consideração apenas os modelos usados: 30,25%. Em média, de 12 meses para cá, o consumidor paga 25% a mais na compra de um carro.
Fonte: Jornal do Carro