Saiba quem pode ter direito ao aumento de 25% do valor do benefício concedido pelo Governo.
Foto: Divulgação/INSS
De acordo com informações divulgadas pelo INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, os aposentados podem ter um valor adicional de 25% na parcela mensal da aposentadoria. O benefício é destinado aos beneficiários que são dependentes de outras pessoas para realizar atividades do dia a dia.
Esta adicional foi implantada em 2019, com a Reforma da Previdência. Na época, a aposentadoria por invalidez foi reconhecida como um beneficio concedido permanentemente. No entanto, para ter acesso aos valores, os beneficiários precisam provar a incapacidade por meio de pericia com médicos peritos do Instituto.
Como fazer a perícia?
A perícia pode ser agendada pelo site do INSS (www.meuinss.gov.br) ou aplicativo “MEU INSS”, além do telefone 135. Para comparecer, é preciso levar os documentos pessoais, laudos médicos ou relatórios que comprovem a invalidez e dependência de ajuda para realizar atividades rotineiras.
No entanto, vale lembrar que existe a possibilidade do Instituto recusar o pedido e o beneficiário não receber o adicional de 25% que teria direito. Nesses casos, somente a justiça comum pode resolver a situação e o ideal que seja feita a contratação de um advogado.