Publicado por @PriscilaMortensen
O Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo foi escolhido, nesta semana, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor obra de arquitetura do Estado de 2019. O projeto é do arquiteto Ângelo Bucci. A cerimônia da 63ª edição, do Prêmio Especial da APCA, aconteceu na última segunda-feira (17/02), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
A conquista é mais um destaque desta importante obra que está sendo realizada no município. A intervenção já foi mostrada no programa dominical da Rede Globo, “Fantástico”, como um dos hospitais mais seguros do Brasil contra incêndio.
“Além de proporcionar a ampliação da nossa Rede Hospitalar, a melhoria dos serviços, poderemos comemorar por estarmos contribuindo para uma cidade urbanisticamente mais bonita e mais estética com a instalação deste moderno equipamento”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
O prêmio tem projeção nacional, com vencedores nas categorias: arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, teatro, teatro infanto-juvenil e televisão. Neste ano, a diretoria da entidade anunciou que vai conceder o Prêmio Especial da APCA para a atriz Fernanda Montenegro, por seu protagonismo na defesa da liberdade de expressão, representatividade e contribuição inequívocas em quatro categorias das artes contempladas pelo troféu: Cinema, Literatura, Teatro e Televisão.
Para o arquiteto Ângelo Bucci, foi uma grata surpresa a notícia da escolha do Hospital de Urgência como melhor obra de arquitetura nesta edição do Prêmio APCA. “Ainda que atento às atribuições e responsabilidades intrínsecas de cada um em seu papel, faz sentido pensar que as obras públicas, feitas para todos, sejam também obras feitas por todos. O HU será para sempre referência na identidade do espaço urbano e marco institucional na construção também da cidadania”, destacou o ganhador do prêmio.
NOVO HOSPITAL DE URGÊNCIA – Um novo modelo de hospital público está sendo construído em São Bernardo. Um equipamento moderno, com construção e tecnologia de última geração, que irá ampliar e melhorar ainda mais o atendimento na Saúde. Quando inaugurado, disponibilizará serão 250 leitos, em sete andares, com padrão internacional de segurança hospitalar. Os andares estão divididos em Pronto Atendimento, Serviços e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Módulo Cirúrgico, Módulo Pedagógico e Módulo de Internação.
Texto e foto PMSBC