Agentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, companhia responsável pela distribuição de água na cidade da Grande São Paulo, começaram na segunda-feira (3) a aplicar multas para consumidores que desperdiçam água.
Quem for flagrado lavando carro ou calçada, por exemplo, será notificado e terá 30 dias para recorrer. Se não for provado que a água utilizada era de reuso, o valor de R$ 210,54 será cobrado na própria conta de água. A justificativa para a multa é o baixo nível dos reservatórios que abastecem a região, além do aumento do consumo pela população.
De acordo com o Saae, o consumo de água aumentou 30% na cidade entre junho e julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado e retrasado.
Moradores também apontam para o desperdício da própria companhia por conta de vazamentos. Em resposta, a Saae afirma que a perda de água com problemas na distribuição é de 18%. A cidade de São Paulo também começou a multar quem desperdiça água em julho deste ano. Quem lavar calçada com água tratada ou potável pode ser multado em R$ 250. Também está proibido lavar carro e quintal com água que não seja de reuso. A multa dobra de valor em caso de reincidência.
A lei só permite a lavagem das calçadas com água tratada ou potável em casos extraordinários, como alagamento, deslizamento de terra, derramamento de líquidos oleosos ou quando o serviço público não fizer a limpeza depois de feiras livres.