Um indivíduo foi multado em flagrante por cometer infração às margens da represa; embarcação de 5 metros foi apreendida pela corporação
Foto: Divulgação/PMSBC
Em mais uma operação de combate à pesca e caça ilegal de animais, a Guarda Ambiental de São Bernardo frustrou, na tarde desta terça-feira (06/07), esquema de pesca irregular promovida em área de proteção de manancial da Represa Billings. A ação resultou na apreensão de quase 700 metros de rede, além de uma embarcação e um tanque de combustível.
Durante a ocorrência, atendida por profissionais que atuam na base da Guarda Ambiental, instalada no Riacho Grande, um homem foi multado em R$ 1.000 por pesca predatória próxima à região do Montanhão.
No momento do flagrante, o indivíduo estava conduzindo uma embarcação de 5 metros, em mal estado de conservação. Dentro do barco foram encontrados 500 metros de rede malha, 125 metros de rede especifica para pesca de lambari, um motor, além de um tanque de combustível de 25 litros.
Havia ainda 50 metros de rede sem identificação instalada próximo à embarcação, fechando o bico da represa, o que caracteriza infração de pesca predatória, em desacordo com a licença apresentada pelo pescador. Após o flagrante, a Guarda Ambiental confeccionou um auto de infração ambiental.
A fiscalização ostensiva promovida Guarda Ambiental integra política permanente, de prioridade à preservação ao Meio Ambiente, instituída pela gestão do prefeito Orlando Morando. Além do combate a pesca ilegal, a Prefeitura tem ainda coibido o desmatamento de árvores e construção de moradias irregulares em Área de Proteção aos Mananciais do Reservatório da Billings.