Representantes de todos os níveis de ensino do Grupo conduzirão 16 palestras com atividades interativas sobre os mais variados temas da atualidade, como inteligência artificial, Escola do Mar e robótica. Programação segue ao final deste.
O Grupo UNIP/OBJETIVO está presente na 26ª edição da Bett Educar, maior feira de Educação da América Latina, que acontece de 14 a 17 de maio, no Transamérica Expo Center, das 9h às 19h. No estande (C140), serão apresentados vários destaques que chamam a atenção pela atualidade, inovação e pioneirismo. Além de atividades com alunos, serão proferidas 16 palestras (temáticas, datas e horários ao final deste).
OBJETIVO TALKS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O Objetivo Talks é um e-book desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo (CPT). Ele propicia que o aluno desenvolva quatro habilidades na língua inglesa: ouvir, falar, ler e escrever. Voltado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, reúne as mesmas informações do material impresso, porém com atrativos de uma mídia digital – tão ao gosto dos jovens –, como jogos interativos e vídeos que facilitam o aprendizado do idioma.
O Objetivo Talks possui o auxílio da inteligência artificial. O professor que dá aula de Inglês ensina ao robô duas formas de pronúncia, o inglês britânico e o norte-americano. O aluno pode escolher a pronúncia que mais atende sua necessidade”, completa.
Com esse livro eletrônico, os alunos seguem o próprio ritmo, já que podem ir e voltar aos tópicos de estudos e exercícios quantas vezes sentirem necessidade. Isso facilita o avanço de alguns e proporciona o estudo mais pausado de outros. O software ensina e ao mesmo tempo diverte o estudante, focando na gramática e no vocabulário, por meio de ampla interatividade, de jogos, como blocos, palavras-cruzadas, caça-palavras, balões, associando figuras com frases etc.
“Com o Objetivo Talks, o aluno deixa de ser apenas um espectador da aula e passa a atuar de forma ativa, enquanto o professor assume, definitivamente, o papel de orientador, ao demonstrar como acessar o conteúdo e executar as tarefas corretamente. O estudante de hoje em dia pensa e age de uma forma diferente, as aulas precisam ser dinâmicas e interativas. Eles não aceitam mais um conteúdo estático. Com o Objetivo Talks, podemos dizer que melhorou muito o aproveitamento dos alunos em Inglês”, explica o professor Almir Brandão, diretor do CPT UNIP-Objetivo.
Ainda com Almir Brandão, será apresentada a palestra “Assistente Virtual com Inteligência Artificial auxiliando o Professor”. A proposta – que se associa ao Objetivo Talks, explicado acima –, é que o auxiliar virtual fique disponível na tela do tablet do aluno, de forma que ele possa utilizar essa ferramenta em sala de aula e também em casa.
“A inteligência artificial nada sabe. Somos nós, professores, que vamos ensinando ao robô, que trabalha conforme as necessidades do aluno. Por exemplo, se um aluno tem dificuldade em algum tópico da matéria apresentada pelo professor físico, o robô complementa o ensino, mas no ritmo do aluno, no nível de dificuldade dele”, conta Prof. Almir.
Tecnologia, Ensino e Inteligência Artificial
O diretor de Tecnologia do Grupo UNIP-Objetivo, Marcello Vannini, trará ao público da Educar palestras sobre Tecnologia, Ensino e Inteligência Artificial:
No estande serão ministradas duas palestras: “A importância da Tecnologia da Informação na evolução da Educação” e “O que a Inteligência Artificial proporciona para o Grupo UNIP/Objetivo”.
No Congresso, em 16/05, às 13h30: “Análise de Prioridades de Investimento e Tendência em TIC’s para Transformação Digital na Educação”.
Objetivo DEFENDE O BRASIL na Copa do Mundo dA Robótica
Em 2019, três equipes de alunos do Colégio Objetivo e Colégio Objetivo Integrado irão representar o Brasil na RoboCup Junior, a Copa do Mundo da Robótica, que se realizará na Austrália, em julho. Nas modalidades OnStage Advanced (performance interativa entre robôs e humanos), Soccer Lightweight Secondary (futebol entre robôs) e Rescue (robôs resgatam vítimas), os alunos, de 13 a 16 anos, do ensino fundamental ao médio, defenderão as cores da bandeira brasileira.
Em 2018, na modalidade OnStage Advanced, os alunos do Objetivo conquistaram o Segundo Lugar mundial e o prêmio de “Melhor Programação” na Robocup Junior, que se realizou no Canadá. Enfrentaram gigantes mundiais, como Alemanha, Argentina, Canadá, Egito, França, Índia, Irã, Itália, Japão, entre outros. Ficaram atrás somente da equipe japonesa. Mas a equipe Objetivo/Brasil ficou em primeiro lugar no mundo no quesito “Programação”.
COLÉGIO OBJETIVO: MAIS DE 7 MIL MEDALHAS E PRÊMIOS EM OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS
Os alunos do Objetivo têm representado o Brasil em conhecimento com louvor. Nas competições científicas, dentro e fora do País, sobre Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia e Astronáutica, História, os alunos já conquistaram mais de 7 mil medalhas e prêmios.
Os estudantes do Objetivo têm obtido conquistas internacionais importantes para o Brasil, em Robótica, em Física, em Economia e até em Linguística.
Em alguns campeonatos mundiais são tantas as medalhas conquistadas que, se fosse um país, o Objetivo estaria à frente de nações com destacada qualidade de ensino, como China, Bulgária, Austrália, França, entre outras.
No campo nacional, um aluno medalhista de ouro na Olimpíada Paulista de Física (OPF) também foi condecorado com a medalha “Shigueo Watanabe”, pela melhor nota do Ensino Fundamental em todo o Estado de São Paulo, e o troféu “O Gabaritador”.
Na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2018, a equipe do Objetivo na modalidade Resgate Nível 2 não só venceu gabaritando (cumprindo) todo o trajeto como o fez em tempo recorde. Essa equipe representará o Brasil na RoboCup Jr 2019.
Os alunos começam a participar dos torneios científicos no 2º ano do Ensino Fundamental.
Nas cerimônias anuais de entrega de medalhas em Robótica, Informática e Astronomia e Astrofísica, em um teatro do Objetivo, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio saem do palco felizes com as conquistas penduradas no peito. Muitos saem com várias medalhas pois participam de mais de uma olimpíada no mesmo ano. Bonito de ver.
O Professor Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo, estará no estande falando sobre o sucesso dos alunos.
ESCOLA DO MAR: O CURSO DA VIDA
Em meados da década de 1980, os alunos do Colégio Objetivo já se preocupavam com a preservação da natureza. Em 1985, em caráter inovador, o Objetivo decidiu colocar a disciplina Ecologia na grade curricular do Ensino Médio. Mas não foi só.
De 1987 a 1989, o Objetivo implantou três escolas ecológicas. O Projeto Paranoá (1987), em Brasília-DF, a Escola do Mar (1988), na baía de Angra dos Reis-RJ, e a Escola da Natureza (1989), às margens do Rio Negro e próxima a Manaus-AM. Todas com barco-escola equipado com equipamentos de análise de água, para navegação no Lagoa Paranoá, no mar de Angra e nos rios Negro e Solimões.
A Escola do Mar está sediada em um casarão do século XIX, apropriado às diversas e intensas atividades propostas. Uma média de 32 alunos do Ensino Fundamental e Médio ficam hospedados por 6 dias, tempo para que possam realizar pesquisas e colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Os estudantes aprendem sobre Planctologia, Química da Água do Mar, Ecossistema, Aquacultura, Manguezal. Antes das saídas ao mar, os alunos verificam as condições do tempo na Estação Meteorológica e se prepararam na tão esperada aula de Mergulho.
Não raro, o barco dos alunos do Objetivo é acompanhado por golfinhos. E os estudantes se deparam com cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, caranguejos, tartarugas marinhas e cardumes de peixes.
O encantamento que os alunos sentem com essas experiências in loco deixa lembranças por toda a vida. Pais que foram alunos na Escola do Mar hoje veem os filhos se preparando no mesmo curso.
Os alunos aprendem a identificar as inter-relações de um ecossistema e os possíveis danos oriundos do desequilíbrio ecológico, ocasionado, por exemplo, pelo extrativismo vegetal ou pelas queimadas. Para tal, promovem-se caminhadas e coletas de material biológico. Também são ministradas noções de metodologia de pesquisa científica em campo, levando os estudantes a desenvolverem um senso crítico-observador, com uma visão conservacionista do meio ambiente.
TRI – Teoria de Resposta ao Item
“Teoria de Resposta ao Item (TRI): O melhor método para avaliar os estudantes de maneira justa e objetiva” também será tema de palestra no estande do Grupo UNIP-Objetivo, com o vice-reitor da UNIP Prof. Fábio Romeu de Carvalho e o engenheiro Luiz Fernando Garcia.
A TRI não considera apenas a dificuldade inerente a cada questão e o número de acertos do estudante, mas se apoia também na coerência individual dos alunos em suas provas e no nível de dificuldade atribuído a cada item, por meio de fórmulas de estatística. Essa tendência, utilizada nos principais vestibulares e no ENEM, vem sendo aplicada no Objetivo.
O mais interessante é que em 1966, o Curso Objetivo, pioneiramente, lançou uma sala eletrônica. Nela, o professor ao ministrar dada prova, conseguia visualizar e avaliar, em tempo real, por meio de um painel de luzes, o grau de dificuldade de cada aluno, questão por questão. Assim o professor conseguia esclarecer a complexidade de cada questão, eliminar dúvidas, a fim de que os alunos pudessem enfrentar as questões que provavelmente cairiam nos vestibulares.
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP EAD
O ”EAD e sua importância para o Ensino Superior” será tema de palestra de Marcelo Campos, gerente nacional de Vendas e Trade Marketing de Educação a Distância da UNIP.
Os cursos da UNIP na modalidade a distância foram implantados em 2004. Hoje a “UNIP EAD” está presente em todo o Brasil. Oferece 73 cursos: 41 de graduação e 32 de pós-graduação.
SOBRE O GRUPO UNIP-OBJETIVO
Em dezembro de 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Drauzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto fundaram um curso preparatório para as faculdades de medicina, na região central da cidade de São Paulo.
O sucesso alcançado pelos alunos nos exames vestibulares daquele ano fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da capital. Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP. Em 1975, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
A Universidade Paulista (UNIP) foi reconhecida em 1988, mas constituiu-se a partir do Instituto Unificado Paulista (IUP), em 1972, do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP) e do Instituto de Odontologia Paulista (IOP).
Atualmente, a Universidade Paulista conta com 27 campi e mais de mil polos parceiros em EAD. Está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com ensino presencial e/ou a distancia.
A UNIP oferece cursos, presenciais e a distancia, de Graduação Tradicional e Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.
SAIBA MAIS
. Há três anos consecutivos, o Objetivo é eleito o melhor curso pré-vestibular em São Paulo, cidade onde se realiza pesquisa do Datafolha. Em 2019, ao perguntar sobre colégios, o DataFolha constatou que o Objetivo também é o melhor.
. O Colégio Objetivo Integrado é, por 8 anos consecutivos, 1º lugar no ENEM.
. Ao se candidatar pela primeira vez à avaliação do Índice de Avaliação da educação Básica (IDEB) 2018, o Colégio Objetivo Integrado conquistou o 1º lugar em todo o Brasil.
. Alunos do Objetivo conquistaram, até o momento, 7.064 medalhas e prêmios em olimpíadas científicas, nacionais e internacionais.
. Pela 7ª vez consecutiva, a UNIP tem a preferência do mercado profissional, tanto pelos que desejam empreender com por parte dos que contratam em todo o País, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).
. É da UNIP o mérito de, em 2018, a realização de mais de 700 mil atendimentos à população em clínicas da Saúde, em seus hospitais veterinários, centros da Psicologia e nos escritórios de assistência jurídica, nos 27 campi distribuídos por São Paulo (capital e interior), Brasília, Goiânia e Manaus.
PROGRAMAÇÃO UNIP – OBJETIVO
BETT EDUCAR 2019
Terça-feira – 14/05
EAD e sua importância para o Ensino Superior
Horário: 11h às 12h10
Palestrante: Marcelo Campos Carvalho – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing de Educação a Distância na UNIP.
Habilidades Socioemocionais: preparando os alunos para o mundo
Horário: 13h às 14h10
Palestrante: Profa. Dra. Valéria Batista – Professora de Pedagogia e de Psicologia da UNIP
Objetivo é resultado: o sucesso de nossos alunos em olimpíadas científicas
Horário: 15h às 16h10
Palestrante: Prof. Ronaldo Fogo – Responsável pelos Cursos Especiais de Física do Objetivo
O que a Inteligência Artificial proporciona para o Grupo UNIP-Objetivo
Horário: 17h às 18h10
Palestrante: Marcello Vannini – Diretor de TI do Grupo UNIP-Objetivo.
Quarta-feira – 15/05
A importância da Tecnologia da Informação na evolução da Educação
Horário: 10h às 11h
Palestrante: Marcello Vannini – Diretor de TI do Grupo UNIP-Objetivo.
Base Nacional Comum Curricular: agora é agir!
Horário: 11h10 às 12h20
Palestrante: Profa. Dra. Sonia Bercito – Coordenadora Pedagógica do Objetivo
Como a BNCC impacta na construção dos currículos das escolas, que é a tarefa que deve ser cumprida no momento atual, já que em 2020 todas as escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental devem desenvolver seu trabalho a partir das diretrizes estabelecidas pela Base.
Escola do Mar: alunos do Sistema de Ensino Objetivo em contato com o Meio Ambiente
Horário: 13 às 14h10
Palestrantes: Prof. Carlos Oliveira de Freitas e Profa. Angela Noronha
Carlos Oliveira de Freitas – Diretor da Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ).
Angela Noronha – Professora do Colégio Objetivo
Objetivo é destaque na Copa do Mundo de Robótica
Horário: 14h20 às 15h30
Palestrante: Prof. Canilói Júnior – Coordenador de Informática e Robótica do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio do Colégio Objetivo.
________________________________________________________________
Objetivo Talks, aprendendo inglês de forma lúdica, interativa e no ritmo do aluno
Horário: 16h às 17h10
Palestrante: Prof. Almir Brandão – Diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo
Quinta-feira – 16/05
Metodologia Ativa: O aluno como principal e maior responsável pelo processo de aprendizado
Horário: 10h às 11h
Palestrante: Profas. Mônica Valls e Lígia Freitas
Mônica Valls: Coordenadora de Informática da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano do Objetivo
Lígia Freitas: Coordenadora do Objetivo, unidade Teodoro
__________________________________________________________________
Precisamos falar sobre inclusão escolar
Horário: 11h10 às 12h20
Palestrante: Profa. Dra. Ghislaine Gliosce – Diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UNIP e Coordenadora-Geral de Psicologia da UNIP
_________________________________________________________________
Teoria de Resposta ao Item (TRI): O melhor método para avaliar os estudantes de maneira justa e objetiva
Horário: 13h às 14h10
Palestrantes: Prof. Dr. Fábio Romeu de Carvalho – Vice-Reitor da UNIP e
Luiz Fernando Toledo Garcia – Engenheiro
_________________________________________________________________
Escola do Mar: alunos do Sistema de Ensino Objetivo em contato com o meio ambiente
Horário: 15h às 16h10
Palestrantes: Prof. Carlos Oliveira de Freitas e Profa. Angela Noronha
Carlos Oliveira de Freitas – Diretor da Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ).
Angela Noronha – Professora do Colégio Objetivo
Assistente virtual com Inteligência Artificial auxiliando o Professor
Horário: 17h às 18h10
Palestrante: Prof. Almir Brandão – Diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo
Sexta-feira – 17/05
O que o Objetivo faz para desenvolver o talento de seus alunos – (POIT)
Horário: 11h às 12h10
Palestrante: Profa. Dra. Christina Cupertino – Professora de Psicologia da UNIP, ministrando as disciplinas de estágio “Oficinas de Criatividade” e “Intervenções Psicoeducativas”.
A era digital na Educação
Horário: 13h às 14h10
Palestrante: Vicente Carrari – Head of Education Google
Curso Objetivo, aprovado!
Horário: 15h às 16h10
Palestrante: Profa. Vera Antunes – Coordenadora Pedagógica e de Geografia do Objetivo
_____________________________________________________________________________
SERVIÇO
Grupo UNIP-Objetivo na BETT Brasil Educar 2019
De 14 a 17 de maio (terça a sexta-feira)
Das 9h às 19h
Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo – SP
Estande C140