Agora é possível viajar entre Rio Grande da Serra e Jundiaí sem a necessidade de mudança de trem
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Texto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa do Consórcio ABC
Desde o dia 04/05, a população do Grande ABC passou a contar com viagens ininterruptas de trem entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, passando por Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul e por São Paulo. Com a medida, o Governo do Estado atende uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Sendo assim, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou a prestação do Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que, apesar da importância para a mobilidade dos passageiros de toda a Grande São Paulo, será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos.
Tanto no horário de pico da manhã quanto no final da tarde, a CPTM terá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de seis minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos.
Mesmo com o novo serviço, o Expresso Linha 10, que faz a ligação entre as estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos.
“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o secretário estadual de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.
“O novo serviço da CPTM representa um ganho significativo para a Mobilidade Urbana de todo o Grande ABC. A partir de agora, os moradores que utilizam o trem passam a ter acesso direto a mais duas linhas do Metrô, a 1-Azul e 4-Amarela, na Estação da Luz, e também ao terminal intermodal da Barra Funda e às estações da Linha 7-Rubi”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.