Iniciativa está sendo coordenada pela psicóloga, palestrante e escritora Maria Angélica Amarante dos Anjos
Em abril, a página Anjos da Guarda – Serviços de Apoio à Adoção se tornou um grupo de apoio à adoção com encontros presenciais. Desde então, as atividades seguem acontecendo uma vez por mês, a maioria no primeiro sábado.
Para o próximo encontro, que acontecerá no dia 4 de maio, a convidada será Cecília Reis, que atua como presidente de um dos maiores grupos de apoio de São Paulo, o GAASP, coordenadora do GAAPRE ( Grupo de Apoio à Adoção de Peruíbe e região) e presidente em exercício da AGAAESP (Associação dos Grupos de Apoio do Estado de São Paulo). A participação de Cecília irá proporcionar informações valiosas acerca do tema “Parentalidade Adotiva e Desenvolvimento Infantil”.
A coordenadora do GAA Anjos da Guarda, Maria Angélica Amarante dos Anjos, é psicóloga, palestrante e escritora, que após se tornar mãe pelas vias da adoção, abraçou bravamente a causa e vem conquistando espaço como uma apoiadora e influenciadora do tema no Brasil.
“Nosso objetivo é prestar acolhimento necessário aos adotantes. Por ter trilhado este caminho, reconheço a necessidade dos adotantes em terem cada vez mais uma rede protetiva ao seu redor para que os processos de adoção sejam bem sucedidos e as famílias sejam constituídas com segurança e tranquilidade. Inicialmente, nosso público-alvo serão os que estão em processo de habilitação, os que já se habilitaram e os que já estão com os seus filhos. Todas essas fases têm as suas demandas específicas. Acolheremos também os familiares dos que estão no processo de adoção e pessoas interessadas no tema”, comenta a psicóloga.
A esperança e a inspiração de transformar a vida de crianças e adolescentes que estão nos abrigos a procura de um lar motivam Angélica a alçar voos cada vez mais altos. A iniciativa do grupo de apoio presencial é apenas um dos sonhos que se tornaram realidade, mas a psicóloga pretende conquistar muito mais. “Iremos incentivar a participação dos membros do grupo, de forma que uma boa parte dos integrantes se tornem ativos do movimento da adoção no Brasil. A adoção de crianças e adolescentes precisa ser um tema sempre em pauta em nossa sociedade. Pretendo também, futuramente, em conjunto com outros GAA’s de nossa região, sediar um ENAPA, que é o encontro nacional dos grupos de apoio à adoção do Brasil”, comenta.
No entanto, a psicóloga está em busca de apoiadores e incentivadores. “O nosso grupo é um movimento social sem fins lucrativos, e por isso precisamos de apoio financeiro para desenvolver e ampliar as nossas atividades. Recursos externos serão bem-vindos para diversas finalidades, tais como: materiais de uso, ajuda de custo para os palestrantes de outras localidades, ampliação da biblioteca circulante e confecção de camisetas do grupo. Podemos negociar a divulgação da marca dos patrocinadores em nossas camisetas, faixas e demais materiais”, comenta Angélica.
Serviço
Encontros presenciais – Grupo de Apoio à Adoção Anjos da Guarda
2º encontro – Sábado, 04 de Maio de 2024
Horário: 13h às 16h
Para mais informações, entre em contato pelo whatsApp: (11) 97257-5660 e faça a sua inscrição para participar.
Os demais encontros de 2024 estão previstos para os dias 08/06, 13/07, 03/08, 14/09, 05/10, 09/11 e 07/12.