O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, realizado no último fim de semana na cidade de São Paulo, movimentou a economia da capital. O impacto no turismo foi de R$ 334 milhões, crescimento de 19,2% frente aos R$ 280 milhões registrados do ano passado.
Houve aumento de todos os indicadores em relação a 2017. As informações foram apresentadas pela Secretaria Municipal de Turismo, segundo pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo.
O número total de turistas passou de 67% do público total em Interlagos em 2017, para 77,5% em 2018. O número de visitantes estrangeiros também aumentou: de 10,9% em 2017 para 18,6% em 2018. O crescimento de mais de 80% na presença de público internacional. Um recorde nas pesquisas que são realizadas desde 2005.
Os turistas hospedados em hotel neste ano representam 69,2%. Em 2017, eram 55,4%, com crescimento de 24,9%. Um dado que demonstra que mais pessoas se hospedaram na cidade para acompanhar a corrida é a redução do número de visitantes que fizeram “bate-volta” este ano: 14,5% contra 27,5 em 2017.
Os principais meios de transporte utilizados para chegada ao autódromo foram: serviço de carro ou táxi por aplicativo (30,4%), carro particular (27,4%), ônibus (17,9%), trem (12,4%) e outros meios (11,9%).
Mais de 90% dos turistas entrevistados afirmaram que realizaram outras atividades turísticas durante a permanência na cidade, além de assistir ao GP Brasil de F1. Visitas a museus e parques, gastronomia, compras e entretenimento, como bares e casas noturnas, foram algumas das opções apontadas.
Foram entrevistadas 1208 pessoas durante o GP Brasil de F1, nos setores destinados à venda de ingressos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
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