Saiba como preparar um cardápio repleto de receitas saudáveis e saborosas e com ingredientes super nutritivos
Foto: Divulgação
Texto: Assessoria de imprensa
O Natal e o Ano Novo estão próximos, principalmente nesta época, é comum encontrar uma variedade de comidas calóricas nas confraternizações, com preparos majoritariamente compostos por carboidratos e gorduras. Ao longo do ano, muitas pessoas buscam manter uma alimentação equilibrada para manter os hábitos saudáveis e isso não deve ser diferente agora.
Apesar das guloseimas e bebidas, comuns nas ceias, um bom planejamento alimentar e a consciência das escolhas são as melhores opções para a construção e a manutenção de hábitos saudáveis, que impactam diretamente no processo de emagrecimento e na manutenção do peso. A nutricionista Bruna Tamborim, especialista em gastronomia inclusiva, compartilha dicas fundamentais para auxiliar neste período.
Equilíbrio
Privar-se de tudo pode ser um gatilho para aumentar a vontade de comer alimentos ricos em carboidratos nos dias seguintes às ceias. Exagerar não é uma boa escolha, pois comer mais do que o habitual pode desencadear problemas gastrointestinais, como azia, náusea, dor e dilatação abdominal, além de prejudicar a qualidade do sono, que refletirá em indisposição e cansaço. Encontrar um meio termo neste período é fundamental para continuar saudável.
Substitua de maneira saudável
O primeiro passo é realizar substituições sutis, que não impactarão no sabor final dos pratos. Para as entradas, diversifique as opções de vegetais. Monte saladas bem coloridas, use as frutas in natura para saborizar e as secas como decoração, assim o consumo delas será moderado. As castanhas são excelentes fontes de gorduras boas. Disponha-as em porções pequenas, pois são muito calóricas.
Para os pratos principais, opte por cortes de proteínas magras, que são menos gordurosas, de fácil digestão e aumentam a sensação de saciedade, como lombo suíno, pernil, chester, peru e filé mignon bovino. Atente-se à forma de preparo e aos molhos.
Na mesa de sobremesa, além dos doces, coloque opções de frutas. As vermelhas, por exemplo, presentes nas festas de fim de ano, além de deliciosas, possuem propriedades antioxidantes. Não se esqueça de ofertar água. As opções saborizadas são aromáticas e refrescantes e ainda completam a decoração da mesa.
Entre o Natal e o Ano Novo
Volte ao ritmo normal na janela entre as duas confraternizações. Ajuste os horários das refeições, mantenha a ingestão de proteínas, legumes, verduras e frutas, aumente o consumo de água e pratique atividades físicas regularmente.
Mãos na massa
A especialista em gastronomia inclusiva lista algumas receitas de pratos saborosos para uma ceia saudável, mas sem deixar de lado os bons hábitos alimentares.