O presidente Jair Bolsonaro propôs novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação. Entre elas, o aumento do prazo de validade, de cinco para dez anos.
Durante entrevista com a população sobre a mudança nas regras, a questão do prazo de validade preocupou alguns cidadãos, sendo eles os próprios motoristas e pedestres. A preocupação é no quesito saúde, pois hoje, o teste de visão acontece a cada cinco anos, conforme a renovação da habilitação, se aprovado o projeto, o teste será realizado a cada 10 anos.
O jornalista Roberto Gozzi acredita que, sendo cinco ou dez anos, o motorista que já está acostumado a burlar qualquer sistema vai continuar fazendo. Gozzi ressalta que a falta de condição de dirigir deve partir da avaliação do próprio motorista. “A mudança é para beneficiar a maioria e a maioria é gente do bem, então acredito que só vai melhorar”, afirma o jornalista.
Segundo o oftalmologista, Rodrigo Pegado, “a Sociedade Brasileira de Oftalmologia sugere exame oftalmológico periódico a partir dos 40 anos de idade e a qualquer momento quando houver qualquer queixa visual ou baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos”. Ou seja, não deveria ser uma preocupação para quem tem menos de 40 anos.
Mas a regra sugerida não diz nada com relação a esse exame periódico e não impõe nenhuma exigência a partir de qualquer idade. Além disso, o *Joaquim Lima tem apenas 32 anos e, em cinco, anos disse que sente sua visão piorada. Mas ressalta que, se conseguir passar no exame, não pretende renovar sua habilitação com a obrigação do uso do óculos.
Vale lembrar que, para quem tem acima de 65 anos a validade da habilitação passa de 3 para 5 anos, de acordo com o novo projeto de lei.
*nome fictício